graduação

Formatura da primeira turma de Medicina da UFN foi transmitida pelas redes sociais

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Na última sexta-feira, 34 alunos da primeira turma de Medicina da Universidade Franciscana (UFN) concluíram a sua graduação em uma cerimônia transmitida pelo Youtube, Facebook e pela UFN TV. A solenidade teve início às 18h no salão de atos do Conjunto I, que fica na Rua dos Andradas, onde estavam presentes a reitora Iraní Rupulo, o paraninfo da turma, professor Rafael Vaz Machry, e a professora Léris Bonfanti Haeffner, que é patronesse e coordenadora do curso, para guiar a cerimônia.


Em função da pandemia, os formandos tiveram que adaptar os seus planos de comemoração às medidas de segurança para prevenção da Covid-19. Com cada aluno em sua casa, familiares, amigos e professores puderam acompanhar, de longe, o tão esperado momento de colar grau.

data-filename="retriever" style="width: 25%; float: right;">EMOÇÃO
O formando Victório Del Fabro Coelho, 26 anos, havia planejado uma grande comemoração entre amigos e familiares. Em função da pandemia, os planos foram mudados, e a festa foi restrita apenas à família, que, para o novo médico, é o pilar principal da sua conquista. 

- Ainda que mais singela e reclusa, a comemoração foi especial. O momento foi de celebrar a conquista e também o fato de estarmos juntos e com saúde. Ao lado de um grande médico está uma família que o apoia - diz.

Contratos inadimplentes do Fies podem ser renegociados com desconto

Além do orgulho em alcançar essa conquista, Victório lembra que, nos últimos seis anos, ele e os colegas também tiveram desafios. 

- Ser da primeira turma de Medicina da UFN é uma conquista e, ao mesmo tempo, um desafio. Tivemos que nos enquadrar e estabelecer um padrão de qualidade que todos ajudamos a alcançar, junto da coordenação e da instituição, uma formação adequada e justa, baseada na humanidade do atendimento médico e nos princípios éticos da profissão. A UFN sempre nos passou isso. No início era um objetivo, mas hoje tenho certeza que todos alcançamos essa meta - conta.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Orgulhosa, a reitora Iraní Rupolo ressalta o apoio incondicional de alunos e professores durante os seis anos de graduação:

- Foi e está sendo uma bela construção feita em conjunto pela administração da UFN, com apoio incondicional de todos os professores. É notória a dedicação dos alunos, que se empenharam na sua qualificação e formação. Sobretudo nesse ano de pandemia, que se mantiveram inteiros, contínuos e responsáveis. Profissionalmente já presentes no lugar de trabalho.

25 cursos da UFSM e seis da UFN recebem notas de excelência em avaliação do MEC

A professora e coordenadora do curso de Medicina da UFN, Léris Bonfanti Haeffner, diz que foi um momento de muita alegria e emoção para todos.

- Queríamos muito que fosse presencial, mas mesmo assim estamos felizes. Os alunos se organizaram tão bem. Foi lindo. Emoção demais. Só de falar, o choro vem facilmente. Foi uma turma exemplar. São alunos que qualquer professor quer ter - revela Léris.

IFFar tem quatro cursos avaliados com excelência pelo MEC

O paraninfo Rafael Vaz Machry ficou honrado em ser escolhido pela turma e contou que desde que recebeu o convite, já começou a preparar o discurso. Com palavras de incentivo, o professor emocionou a turma.

- Que eles tenham certeza que terão sucesso, mas que sejam sempre humildes e exerçam a nossa profissão para todas as pessoas. Que eles consigam ajudar o maior número de indivíduos que precisarem da nossa arte - deseja Machry.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sisu é marcado para abril e vai usar notas do Enem 2020 Anterior

Sisu é marcado para abril e vai usar notas do Enem 2020

Aprovados na URI Santiago têm até sábado para fazer matrícula Próximo

Aprovados na URI Santiago têm até sábado para fazer matrícula

Educação