pela educação C

Professoras de escola municipal apresentam práticas de ensino em congresso internacional sobre Educação Infantil


Fotos: Vanessa Flores (arquivo pessoal)
Na foto acima, representantes da escola Sérgio Lopes. Ao lado, imagem de uma das oficinas do congresso 

As professoras e direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Lopes, de Santa Maria, já são conhecidas no Bairro Renascença, onde fica a escola, por promover atividades de aproximação com a comunidade. Um exemplo disso é o Cine Renascença, que uma vez por mês abre as portas da escola para que pais, amigos e vizinhos de alunos assistam filmes no ambiente escolar. Além de outros projetos, a busca por práticas cada vez mais inovadoras no ambiente escolar também é uma das tarefas de quem lá atua.

Pai e filha santa-marienses são finalistas de prêmio de literatura da UFRJ

Foi por isso que a diretora, Andreia Schorn, a vice, Vanessa Lopes, as professoras Fabiane Bayer, do maternal 2, Ana Paula Quevedo Postal, coordenadora e professora do berçário, Chaiane Marzona, do maternal 1 e Jucelainde Domingues, do berçário e pré-escola participaram, durante a última semana, do VIII Congresso Paulista de Educação Infantil e IV Simpósio Internacional de Educação Infantil em São Paulo. As professoras pagaram seus custos de viagem e vão recuperar esses dias de viagem com os alunos em aulas aos sábados. 

Lá, elas apresentaram as práticas pedagógicas que praticam na escola, além de trocar experiências com professores de todo o país e participar de oficinas. Um trabalho feito com os pequenos do maternal e uma produção audiovisual que participou do Cinest, no ano passado, foram exibidos durante os trabalhos. 

- É muita gente, de todo o Brasil, participando e conhecendo nossas práticas e nós conhecendo o trabalho de outros estados.Porque muito além das atividades de sala de aula, faz parte das nossas atividades pensar sobre o lúdico, a brincadeira, a integração, apesar de as professores de educação infantil não terem garantido as horas para isso. O mais bacana é que é um esforço coletivo: nenhum pai ou mãe da escola criticou os dias sem aulas, que vamos recuperar ao sábados. Pelo contrário, lá na página da escola, tem gente nos parabenizando. Eles sabem que nos preocupamos com a qualidade do nosso trabalho - explica Vanessa. 

A atividade começou na última terça-feira e foi até a quinta, na Universidade de São Paulo (USP). No último dia, uma das atividades que as professoras participaram foi uma oficina com Djamila Ribeiro, filósofa e pesquisadora,  sobre feminismo negro na docência e na educação infantil. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Equipe da UFSM vai participar do Projeto Rondon em cidade no interior do Piauí Anterior

Equipe da UFSM vai participar do Projeto Rondon em cidade no interior do Piauí

Professoras de escola municipal apresentam práticas de ensino em congresso internacional sobre Educação Infantil Próximo

Professoras de escola municipal apresentam práticas de ensino em congresso internacional sobre Educação Infantil

Educação