Foto:Divulgação
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria da Saúde, participou, no início de agosto, de uma reunião com representantes do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Saúde Materno-Infantil da Universidade Franciscana (UFN) para alinhar os próximos passos de um novo projeto: a criação da Plataforma Web Saúde Materno-Infantil.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A plataforma, ao ser concluída, deverá ser hospedada no site oficial da prefeitura. O objetito é oferecer um ambiente digital interprofissional de apoio à gestão da assistência à saúde no município. O sistema contará com funcionalidades como calendário integrado para agendamentos e gerenciamento de tempo, chat para comunicação em tempo real, acesso a documentos e práticas institucionais, além da divulgação de projetos, capacitações e produtos desenvolvidos por alunos da UFN.
– A proposta é que essa ferramenta digital impacte diretamente na qualidade do atendimento prestado à população e auxilie os profissionais da saúde em sua rotina de trabalho – afirma o secretário da Saúde, Guilherme Ribas.
Tecnologia
O projeto, a ser desenvolvido por acadêmicos da graduação (Enfermagem e Engenharia Biomédica) e da pós-graduação da UFN, é resultado de uma parceria sólida entre o Poder Público e a universidade, refletindo a integração ensino-serviço, fundamental para o fortalecimento das políticas públicas de saúde.
– A criação do software permitirá unificar informações, integrar os serviços e articular melhor a comunicação entre os trabalhadores. Além disso, fomenta espaços de qualificação. Nosso objetivo é que esse processo esteja articulado em diversos pontos da rede, e que a plataforma funcione como um espaço único, onde os produtos desenvolvidos na universidade estejam acessíveis dentro do site da Prefeitura. Toda essa interface está sendo planejada e organizada em conjunto com a UFN – reforça a enfermeira e responsável pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Nepes), Tamiris Teixeira Pugin.