Pela primeira vez, Brasil tem mais alunos em cursos de graduação a distância que em presenciais

Pela primeira vez, Brasil tem mais alunos em cursos de graduação a distância que em presenciais

Foto: Freepik/Reprodução

O Brasil atingiu 10.227.226 estudantes matriculados no ensino superior em 2024, crescimento de 2,5% em relação a 2023 (9,97 milhões). Entre 2014 e 2024, o aumento foi de 30,5%, conforme o Censo da Educação Superior 2024, divulgado pelo Inep.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O levantamento mostra que a educação a distância (EaD) é a principal responsável pelo avanço. Pela primeira vez, mais da metade dos alunos de graduação, 50,7%, estão matriculados nessa modalidade. De 2023 para 2024, as inscrições no EaD cresceram 5,6%, enquanto os cursos presenciais registraram queda de 0,5%. Em 2024, polos e campi com oferta de EaD estavam presentes em 3.387 municípios brasileiros, o equivalente a 61% do território nacional, número 97% maior do que em 2014.

Em termos de graduação, o bacharelado predomina (60% das matrículas), seguido por cursos tecnológicos (20,2%) e licenciaturas (16,9%). Nos últimos dez anos, os tecnológicos cresceram 99,5%, enquanto bacharelados e licenciaturas avançaram 20,4% e 17,2%, respectivamente.

Do total de concluintes do ensino médio em 2023, 33% ingressaram na graduação em 2024. A rede federal teve 64% de acesso, a privada 60% e a estadual 27%. Entre alunos estrangeiros, destacam-se venezuelanos e angolanos, que representam 21,6% do total de matriculados vindos da África.

O país possui 2.561 instituições de ensino superior, sendo 2.244 privadas e 317 públicas. A maior parte das universidades é pública (56,3%), mas o setor privado concentra 79,8% das matrículas. Em 2024, foram ofertados 45.772 cursos de graduação, com quase 80% na modalidade presencial.

Mais de 5 milhões de alunos ingressaram na graduação em 2024, a maioria em instituições privadas (88,5%). Pedagogia (4,48 milhões), administração (4,40 milhões) e direito (3,49 milhões) foram os cursos mais procurados. No mesmo período, 1,3 milhão de estudantes concluíram a graduação, com 80,8% da rede privada. Pedagogia também liderou entre os formados (1,83 milhão), seguida de direito (1,61 milhão) e administração (1,58 milhão).

O Censo evidencia a consolidação do ensino a distância e o crescimento contínuo da educação superior no país, revelando mudanças importantes no perfil de alunos e professores, na oferta de cursos e na distribuição territorial do ensino superior.


*Com informações de Agência Brasil


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sem celular, 83% dos alunos estão prestando mais atenção na aula; até cola nas provas e bullying caíram Anterior

Sem celular, 83% dos alunos estão prestando mais atenção na aula; até cola nas provas e bullying caíram

Estado confirma mais de 41 mil candidatos inscritos para o concurso de professor no domingo Próximo

Estado confirma mais de 41 mil candidatos inscritos para o concurso de professor no domingo

Educação