data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Cerca de 400 representantes da rede municipal participaram, nesta quinta-feira, da primeira etapa da formação "Aprimora". A iniciativa busca preparar os professores para o acesso a plataformas online de ensino. Outros dois cursos também estão em desenvolvimento.
A realização dos cursos é resultado de parcerias com instituições. O objetivo auxiliar na organização do ensino remoto e contribuir para a fluência digital dos professores, por meio da utilização da ferramenta Google Classroom.
A formação de ontem foi ministrada pela Positivo Informática, que disponibilizou o Aprimora de forma gratuita, por três meses, de uma plataforma de ensino que trabalha português e matemática do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As escolas fizeram a adesão e cadastraram os professores.
Estado fará consulta pública para definir retorno presencial das aulas
Segundo a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM), Maritê Moro, 40 escolas do Ensino Fundamental aderiram ao projeto. A iniciativa permite um ensino personalizado, com exercícios e uma plataforma adaptativa.
OS CURSOS
Os cursos serão ministrados na plataforma Google Classroom, 100% online, atendendo às demandas urgentes para o momento atual. As formações também estão alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Bolsonaro anuncia Carlos Decotelli como novo ministro da Educação
OUTRAS FORMAÇÕES
Google Classroom
- Como é: Parceria com Instituto Federal Farroupilha (IFFar) por meio de projeto de extensão que tem como público-alvo professores que atuam nas escolas e que integram o Projeto-Piloto de Ensino Remoto EJA e 9º anos (Adelmo Simas Genro, Caic, Irmão Quintino, Lidovino Fanton, Pinheiro Machado e Diácono João Luiz Pozzobon). O curso é ministrado pelos professores André Turchiello e Eder Borba. Para que os professores pudessem fazer a inscrição no curso, foi disponibilizado o e-mail institucional dentro da plataforma G Suite for Education
- Período: Até 17 de julho
Aprendendo a organizar o ensino remoto utilizando o Google Classroom
- Como é: Parceria com o Programa de Ensino Tutorial - Ciências da Computação (PET-CC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O curso tem como público-alvo professores das escolas da rede municipal (exceto as instituições participantes do Projeto-Piloto de Ensino Remoto EJA e 9º anos) e será ministrado pelos professores Giovani Rubert Librelotto e Bruno Augusti Mozzaquatro
- Período: A partir de segunda-feira até 13 de julho