restaurante universitário

Obras de reforma do RU da UFSM foram entregues nesta terça-feira

Gustavo Martinez

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Aconteceu, nesta terça-feira, a solenidade de inauguração das reformas do Restaurante Universitário I (RU) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foram 458 dias de obras que revitalizaram toda a estrutura do restaurante e outras melhorias, como a adequação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). A data marca, também, o aniversário da UFSM, que completa 61 anos.

Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, o pró-reitor de assuntos estudantis, Clayton Hillig, a diretora do RU, Vanessa Bischoff Medina, entre outras autoridades e representantes dos diferentes setores da universidade. Na ocasião, também foi apresentada uma placa que registra a data da inauguração - bem como o nome das autoridades responsáveis - e a nova logo do RU.

Confira os ganhadores da premiação da 'Steam Party 8ª CRE 2021'

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Eduardo Ramos (Diário)/A nova logo do RU

A reforma consistiu de uma nova cozinha, área de higienização para os alimentos, vestiário para os funcionários, além de novos equipamentos como caldeirões de cozimento, fritadeiras e fornos. Segundo o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, o RU tinha capacidade para 6 mil refeições diárias, mas a equipe conseguiu otimizar o processo de tal forma que eram preparadas 9mil refeições por dia. Com a reforma, a estimativa é que a capacidade de produção do restaurante suba para 12 mil refeições todos os dias.

- Um gestão não vive só de obras, mas eu quero dizer que essa é uma obra icônica. De fato é motivo de muita satisfação estarmos entregando, ou recebendo, a obra para uso da comunidade - afirmou o Reitor, que encerrará sua gestão neste mês.

A reforma ainda não está completamente pronta. Falta realizar a instalação de alguns equipamentos na cozinha, bem como terminar a calçada externa que leva ao interior do RU. O refeitório também não teve as mesas e cadeiras colocadas e está praticamente vazio.

Preço do litro da gasolina terá pequena queda de R$ 0,07, informa a Petrobras

Entretanto, por conta da necessidade de liberação de alvará sanitário e aprovação do PPCI pelos bombeiros, o RU deve começar a operar apenas a partir de janeiro, mesmo com as obras entregues. A diretora do RU, Vanessa Bischoff Medina, comenta que boa parte dos trâmites restantes são burocráticos, inclusive a preparação para o retorno dos alunos em meio a pandemia.

- A gente tá montando nosso protocolo de biossegurança do Restaurante Universitário justamente para ter medidas sanitárias vigentes, adequadas para o retorno, fornecimento de refeições. Querendo ou não estamos ainda num momento de pandemia, Nós vamos trabalhar com fases de abertura, que ainda estamos no processo de definição de datas - explicou a diretora.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Quem pediu reaplicação do Enem 2021 já pode consultar resultado

Confira os ganhadores da premiação da 'Steam Party 8ª CRE 2021' Próximo

Confira os ganhadores da premiação da 'Steam Party 8ª CRE 2021'

Educação