Ensino Médio

Mostra das Profissões aproxima alunos das alternativas do mercado de trabalho

Fotos: Renan Mattos (Diário)
Alunos e familiares foram até a Escola Castelo Branco, na manhã de sábado, para conferir as opções oferecidas por diferentes instituições, como o Colégio Politécnico

A chuva e o dia cinzento não foram empecilho para que estudantes e seus familiares saíssem de casa na manhã do último sábado para ir até a escola. O dia não era de aula, mas, sim, de contato com outras instituições de ensino e com as possibilidades de formação que Santa Maria oferece. 

A 1ª Mostra das Profissões da Escola Estadual Marechal Humberto Alencar Castelo Branco, no Bairro Boi Morto, região oeste da cidade, surgiu de uma proposta que busca apresentar aos estudantes e à comunidade as oportunidades de formação, ajudando a escolher uma profissão.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio Alice Teixeira, 17 anos, aprovou a iniciativa e disse que o contato com outras instituições ajuda a orientar na busca por uma profissão.

- Tenho curiosidade pelas áreas de história e jornalismo - disse, enquanto visitava o estande do Colégio Politécnico.

As alunas do 3º ano do Ensino Fundamental, Vitória Acosta Almeida, 8 anos, e Milena Aires da Silva, 8, acharam os espaços interessantes, principalmente os da área de tecnologia. Os projetos apresentados pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) também chamaram a atenção da estudante do 4º do Ensino Fundamental Jéssica Carvalho Sartoni, 9 anos.

- É muito bacana. A gente entende como muitos jogos funcionam - comentou.

Professores municipais de Santa Maria aprovam paralisação para 15 de maio

As amigas Carolina Ilha, 14 anos, aluna do 9º ano, e Eduarda de Vargas, 13, aluno do 8º ano, foram saber um pouco mais sobre a carreira militar no estande montado pelo Exército. Em outro espaço, as irmãs Danyella Brilhante da Cruz, 10 anos, aluna do 5º ano, e Thaisy Brilhante da Cruz, 20 anos, estudante do curso de Tecnologia em Alimentos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), destacaram que todos os espaços foram muito interessantes, porque mostraram os diferentes tipos de profissão e os cursos que cada um pode escolher.

NOVAS OPORTUNIDADES 
A mostra realizada pela Escola Castelo Branco mobilizou não apenas os estudantes, mas seus familiares e a comunidade do Bairro Boi Morto. 

- Estamos felizes com o resultado. Muitos pais vieram acompanhar seus filhos e demonstraram interesse em retomar os estudos e buscar se qualificar. É uma nova perspectiva para toda a família - avalia a diretora da escola, Ana Lúcia dos Santos.

Abertas as inscrições para vestibular de inverno da UFN

Para Andrea Freitas, que estava mostrando os serviços da Integra, as pessoas com mais idade, inclusive os idosos, também querem se atualizar e garantir seu espaço na sociedade, principalmente nas mídias sociais.

Para a vice-diretora e coordenadora pedagógica da Castelo Branco, Carine Ferreira Machado Virago, destaca que todos ganham em uma ação como a realizada no sábado.

- A escola é um espaço libertador, que deve proporcionar descobertas para alunos e, também, para os pais. E, ao invés de fazermos visitas a outras instituições, resolvemos trazer essas organizações para dentro da escola. E a adesão foi fantástica - ressalta Carine, adiantando que uma segunda edição deverá ocorrer no próximo ano.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Convocada nova gráfica para impressão do Enem 2019 Anterior

Convocada nova gráfica para impressão do Enem 2019

Governo contratará nova gráfica do Enem nos próximos dias Próximo

Governo contratará nova gráfica do Enem nos próximos dias

Educação