Mobilização: após indicação de greve, professores da UFSM promovem ações a partir desta semana

Mobilização: após indicação de greve, professores da UFSM promovem ações a partir desta semana

Foto: Beto Albert (Diário)

Os professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vão promover, neste mês, uma série de ações com o objetivo de debater o reajuste salarial da categoria, entre outros temas. O primeiro ato está marcado para quarta-feira (3). 


​ + Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A partir das 7h, a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), em conjunto com outras entidades sindicais, estará presente no Ato do Arco de entrada do campus sede, no Bairro Camobi, em atividade que será promovida pela Associação dos Servidores da UFSM (Assufsm). A seção sindical também fará mobilização no acesso secundário à universidade, na Estrada Municipal Sílvio Schirmer, no distrito de Pains.

 


Essa data, definida pelo Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), foi incorporada à agenda de lutas dos docentes das universidades, institutos federais e cefets durante a última reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes). Além disso, o dia 15 de abril foi indicado como um possível dia de greve para os professores, organizados no Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).


Reivindicações

Conforme a Sedufsm, na mais recente reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, o Ministério da Economia, representado pelo secretário José Lopez Feijó, reiterou a proposta do governo de reajuste de 0% para o ano de 2024. 


Por outro lado, a bancada sindical expressou sua indignação com a falta de avanços por parte do governo. As entidades sindicais também destacaram que a proposta de congelamento salarial para 2024 é inaceitável e desrespeitosa para as categorias.

 
A mobilização dos docentes, com a definição de ações como o indicativo de greve, foi aprovada em assembleia geral da categoria realizada no dia 20 de março em Santa Maria. Já os servidores técnico-administrativos da UFSM estão em greve desde a metade de março.


O calendário abaixo foi debatido na assembleia geral realizada em março, em Santa Maria, e em reuniões da Andes-SN e do Fonasefe. Confira a mobilização:


  • 3 de abril – Dia Nacional de Mobilização e Paralisação, com foco em ações nos Estados, em articulação com os demais servidores
  • Até 9 de abril – Rodada de assembleias nas seções sindicais do Andes-SN
  • 10 de abril – Reunião do setor das Ifes
  • 15 de abril – Indicativo de deflagração de greve da base do Andes-SN
  • 16 a 18 de abril – Jornada de lutas do Fonasefe, com atividades em Brasília, que inclui audiência pública na Câmara Federal (dia 16), caravana e marcha em Brasília dos servidores (17) e atividades setoriais, possibilidade de ato no MEC das entidades da Educação (18)


Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFN é a melhor universidade privada da região e a 3ª instituição comunitária mais qualificada do Estado Anterior

UFN é a melhor universidade privada da região e a 3ª instituição comunitária mais qualificada do Estado

Aprovadas no mesmo curso, mãe e filha dividem sala de aula na UFSM Próximo

Aprovadas no mesmo curso, mãe e filha dividem sala de aula na UFSM

Educação