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Mais de 90% dos alunos que ingressaram na UFSM em 2023 são do Rio Grande do Sul; veja o perfil dos calouros

Mais de 90% dos alunos que ingressaram na UFSM em 2023 são do Rio Grande do Sul; veja o perfil dos calouros

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Foram mais de três mil alunos que ingressaram em cursos de graduação na Universidade Federal de Santa Maria neste primeiro semestre de 2023. Para chegar a este número, a gestão da instituição recorre a diferentes editais após o período de vagas complementares do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), algo que acontece, recorrentemente, nos últimos anos. Essa situação foi utilizada pela gestão como argumento durante a decisão do retorno de outras formas de ingresso à instituição. Passado o período de preenchimento de vagas do semestre, a UFSM registra 72% das vagas ocupadas – com a chamada regular do Sisu e edital de vagas complementares. Os dados não consideram os dados da chamada oral do Sisu – ou seja, 1.098 ingressos.

Diagnóstico do acesso 

Conforme o pró-reitor de graduação da UFSM, Jerônimo Tybusch, o Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão da instituição compreende ser essencial diversidade no processo de ingresso para acompanhar a sociedade e a realidade social.  

– A universidade nunca teve um só processo de ingresso. Nós já tivemos Peies, vestibular, provão, PSS, Sisu. Atualmente, temos 17 processos de ingresso distintos para que todos tenham acesso amplo à universidade. Neste sentido, nos últimos tempos nós temos reduzido a procura ao Enem. Mas isto é um fenômeno conjuntural. 

Tybusch cita os efeitos, principalmente, do período pós-pandêmico, e a sensação de diminuição que todas as instituições federais de Ensino Superior vem sentindo – um diagnóstico do, também, presidente do Colégio Nacional de Pró-reitores de Graduação (Cograd).

–  Esta redução se dá por vários fatores. Talvez este jovem que conclua o Ensino Médio tem a necessidade de auxiliar no sustento da família de maneira rápida. Isto faz com que ele procure Santa Maria um pouco depois (após a janela de 17 a 21 anos). Nestes casos, ele precisa de mecanismos mais rápidos para acessar a UFSM, ou seja, processos de seleção diversos. 




  • 1431 entraram por ampla concorrência
  • 939  entraram por alguma cota*
    *Todas as cotas tem como pré-requisito ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública

Ingresso por cotas

  • 33 pessoas com deficiência ingressaram na UFSM meio de cota
  • 266 pessoas declaradas pretas, pardas ou indígena ingressaram na UFSM meio de cota
  • 417 pessoas com renda bruta familiar por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo ingressaram por meio de cota
  • 365 entraram somente com a cota de escola pública (L5)*
  • 19 entraram pela cota de pessoa com deficiência (L13)*
  • 132 entraram pela cota de autodeclaração como pessoa preta, parda ou indígena (L6)*
  • 3   entraram pela cota de pessoa com deficiência, e se autodeclara  pessoa preta, parda ou indígena (L14)*
  • 280 entraram pela cota de renda bruta familiar por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (L1)*
  • 9 entraram por cota de pessoa com deficiência e com renda bruta familiar por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (L9)*
  • 129 entraram pela cota de renda bruta familiar por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e  se autodeclara  pessoa preta, parda ou indígena (L2)*
  • 2 entraram pela cota de pessoa com deficiência, com renda bruta familiar por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo, e se autodeclara  pessoa preta, parda ou indígena(L10)*


Defesa da regionalidade

Os calouros de 2023 da UFSM são 92,16% do Rio Grande do Sul, com mais da metade sendo da microrregião de Santa Maria – a  cidade e seu entorno.  Como aumentar esta porcentagem é discussão nos últimos meses,devido ao retorno do vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS) novas forma de ingresso à UFSM.

Entre os principais argumentos de quem defende a decisão está a prioridade de ingresso para candidatos da região, além da melhora no preenchimento. Entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL SM), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), e Associação dos Municípios da Região Central do Estado (AMCentro), foram ouvidas após a decisão, e a entenderam como positiva. Entre as falas, citaram o retorno da identidade do município, desenvolvimento regional e avanço na economia a curto e longo prazo.


Origem dos candidatos ingressantes no 1º semestre de 2023 

  • 92,16% do Rio Grande do Sul
  • 55,8%   Microrregião de SM
  • 67% São de Santa Maria 
  • 7,84% são de outros estados


Principais cidades de origem dos calouros: 

  • Agudo
  • Alegrete
  • Cachoeira do Sul
  • Caçapava do Sul
  • Cruz Alta Faxinal do Soturno
  • Frederico Westphalen
  • Ijuí 
  • Palmeira das Missões
  • Panambi
  • Porto Alegre
  • Restinga Seca
  • Rosário do Sul
  •  Santa Cruz do Sul
  • Santa Rosa
  • Santiago
  • Santo Ângelo
  • São Gabriel
  • São Pedro do Sul
  • São Sepé
  • Tupanciretã 
  • Uruguaiana 


7,84% dos ingressantes são de outros estados; os principais estados são:  

  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Rondônia 
  • Acre
  • Amazonas
  • Bahia 
  • Ceará 
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Mato Grosso 
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná 
  • Pará
  • Pernambuco
  • Piauí
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte 


Problemas no preenchimento de vagas

O ingresso deste ano foi marcado pela decisão do retorno do vestibular e processo seletivo seriado como forma de ingresso à graduação. Um dos argumentos da gestão foi os números de preenchimento de vagas da chamada regular do Sisu de 2023, em que sobraram um pouco mais de duas mil vagas ociosas.  

Para buscar reverter a situação, fizeram a primeira chamada oral do SiSU 2023/1, depois a chamada geral oral, e por último o edital de vagas complementares, em que eles ofertam as vagas restantes a alunos que concorreram ao Sisu nos últimos cinco anos. Se o candidato tiver feito mais de um enem neste período, a maior nota será escolhida.


UFSM em números 

  • 26.414 alunos 
  • 272 cursos 
  • 2.019 docentes 
  • 2.495 técnicos administrativos em educação

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