pesquisa

Jornada Acadêmica virtual da UFSM tem mais de 4 mil trabalhos inscritos

18.406

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Arquivo/Diário)
Diferente dos anos anteriores, a JAI será totalmente realizada de forma online por causa da pandemia do novo coronavírus

Mesmo com a pandemia da Covid-19 e o distanciamento social, a 35ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) irá ocorrer. Neste ano, toda a programação será de forma online, o que possibilita a participação de pesquisadores nacionais e internacionais durante os dias do evento. As inscrições para ouvintes ainda estão abertas, e a jornada vai de 19 a 23 de outubro.

Como a autorização de manter aulas remotas até o ano que vem pode impactar Santa Maria

Na programação, as palestras plenárias ocorrem durante todos os dias, às 9h, e as palestras temáticas terão início às 16h. A transmissão online será feita pelo Youtube, e os links serão divulgados no site do evento. O acesso aos vídeos será liberado ao público, mesmo para quem não estiver inscrito na JAI.

A palestra de abertura, no dia 19, será realizada por Marcelo Gleiser, físico, astrônomo, escritor e professor titular de física e astronomia na Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos. Ele é autor de mais de 100 artigos especializados e milhares de ensaios. Com o tema "Ciência e Espiritualidade: Incompatíveis?", o professor discutirá as semelhanças e diferenças entre ciência e religião.

A semana da JAI contará ainda com 19 palestras temáticas, que abordarão diversos assuntos, com pesquisadores externos e da UFSM. Entre as atividades, estará a fala do presidente da Anvisa, professor Antonio Barra Torres, sobre o enfrentamento da emergência de saúde pública no Brasil decorrente do novo coronavírus.

Professoras da UFSM participam de pesquisa sobre alfabetização remota

A JORNADA
De acordo com Paulo Cesar Piquini, coordenador da JAI, um dos pontos positivos da forma remota é que os apresentadores não precisarão viajar para participar do evento. Assim, foi possível ampliar as universidades de origem dos participantes. No total, foram mais de 4 mil trabalhos inscritos, inclusive de estudantes do Uruguai. As apresentações serão realizadas em salas virtuais - com um coordenador e um avaliador em cada - de forma oral. 

- Outro ponto positivo é que não teremos os resíduos dos banners utilizados nas apresentações presenciais - explica Piquini.

O período para as submissões dos trabalhos já está encerrado, mas as inscrições para quem deseja participar como ouvinte da JAI e receber certificado seguem abertas até o dia 21 de outubro. A inscrição pode ser feita pelo site.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Animal do Período Triássico é descoberto em Agudo

Próximo

Como a autorização de manter aulas remotas até o ano que vem pode impactar Santa Maria

Educação