prevenção

Instituto Federal Farroupilha vai exigir comprovante de vacinação na volta das atividades presenciais

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (arquivo Diário)

O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) anunciou, nesta semana, que vai exigir o comprovante de vacinação no retorno das atividades presenciais. De acordo com o reitor substituto, Carlos Lehn, a medida tem como principal objetivo garantir a segurança sanitária dentro das unidades distribuídas em 14 municípios do Estado.

- O embasamento que sustenta a exigência (do comprovante vacinal) é o bem-estar coletivo. Nós precisamos ter essa condição para que a gente consiga desenvolver nossas atividades de forma presencial, como é o amplo desejo de todas as comunidades onde estamos inseridos - afirma Lehn.

UFSM começa levantamento de vacinados na instituição

Essa já é uma realidade para os servidores, que retornaram no dia 1º de fevereiro, e tiveram que apresentar o esquema vacinal completo.

- Com relação aos servidores, temos quase a totalidade imunizados, sendo que muitos já estão com a dose de reforço. Hoje, menos de 3% não estão vacinados - explica o reitor substituto.

Idosas infectadas em surto no Lar das Vovozinhas estão recuperadas

Para os estudantes, a exigência passa a valer a partir do início das aulas, marcado para 16 de fevereiro. Além deste grupo, também deverão apresentar passaporte vacinal impresso ou digital, com pelo menos uma dose, funcionários terceirizados, estagiários e demais pessoas que ingressarem nos campi ou na Reitoria.

Além da comprovação vacinal, estudantes e trabalhadores também devem assinar um termo em que se declaram cientes das medidas gerais de prevenção contra a Covid-19.

PRAZOS

A entrega da documentação pode ser feita por meio impresso ou digital, de acordo com a organização de cada campus. Confira os prazos importantes da apresentação dos documentos:

Estudantes

  • Devem apresentar o comprovante de vacinação (pelo menos uma dose aplicada) ou o atestado médico até 10 dias antes do início do ano letivo

Servidores e estagiários

  • Devem entregar o comprovante do esquema vacinal completo (servidores e terceirizados) ou de pelo menos uma dose (estagiários) ou o atestado médico com até 7 dias de antecedência até a data de retorno das atividades presenciais

NÃO VACINADOS

Todos que não estão vacinados e desejam retornar às atividades presenciais devem apresentar teste negativo para Covid-19 realizado nas últimas 72h antes de entrarem em alguma das unidades do IFFar.

Exceções

Podem permanecer em trabalho remoto ou em estudo domiciliar:

  • Pessoas que comprovaram contraindicação da vacina com atestado médico
  • Grupo de risco

IMPEDIMENTOS

Não poderão acessar as unidades do IFFar aqueles que não conseguiram comprovar a isenção da vacina com atestado médico ou não apresentar teste negativo de Covid-19.

Nessas condições, os estudantes vão receber falta, e servidores efetivos terão ausência lançada como falta injustificada, o que deve acarretar em desconto da remuneração dos dias não trabalhados.

*Laura Gomes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sisu, Prouni e Fies têm um único site para acesso de estudantes Anterior

Sisu, Prouni e Fies têm um único site para acesso de estudantes

Próximo

ProUni oferece 449 bolsas em Santa Maria

Educação