Foto: Vinicius Becker (Diário)
As inscrições para o curso gratuito de pós-graduação lato sensu em Mudanças Climáticas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se encerram nesta segunda-feira (25). A especialização é na modalidade Educação a Distância (EAD) ofertado junto com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A previsão é de que as aulas comecem em 6 de outubro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A ideia da especialização surgiu ainda antes das enchentes registradas em 2024, mas após o período das chuvas intensas em setembro de 2023. Segundo a professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Meteorologia da UFSM, Nathalie Boiaski, a candidatura no edital da Capes foi motivada pelo evento:
– Inicialmente, quando pensamos nesse curso, nós procuramos muito atender uma demanda dos professores da rede básica. Muitos professores procuraram o curso por conta da apreensão e até mesmo traumas de alguns alunos que passaram por dificuldades nas enchentes – explica.
No entanto, com a dimensão de novos eventos em 2024, foi percebida a necessidade de capacitar outros profissionais, além dos professores da rede básica de ensino, a proposta inicial:
Disciplinas e carga horária
O curso tem 360 horas e duração de 18 meses (três semestres). Os dois primeiros semestres serão focados nas disciplinas. Serão 150 vagas ofertas no total em diferentes polos:
- Novo Hamburgo
- Restinga Sêca
- Agudo
- São João do Polêsine
- Sobradinho
As inscrições são feitas de forma online.
Já que o curso teve ampliação de público-alvo para inscrição, as disciplinas também foram pensadas nesse sentido. Segundo a professora, as atividades devem envolver políticas públicas, mitigação, resiliência, questões voltadas a problemas econômicos, saúde, agricultura, entre outros. O aluno deve desenvolver um projeto final para apresentar. Nesse sentido, a expectativa é de que os projetos sejam diversos, que abranjam a área de atuação de cada profissional.