Depois de quatro anos, ônibus interno do campus da UFSM volta a funcionar; saiba mais

Depois de quatro anos, ônibus interno do campus da UFSM volta a funcionar; saiba mais

Foto: Jean Pimentel (Arquivo/Diário)

O início do primeiro semestre letivo de 2024 marcará a volta do ônibus interno no campus sede da UFSM. O serviço estava suspenso desde o início de 2020, devido a cortes orçamentários. A retomada das atividades acompanha o calendário acadêmico, pelo qual o semestre letivo começa nesta segunda-feira (11) e segue até 16 de julho.

 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


O transporte intracampus poderá ser utilizado de segunda a sexta-feira, em dias úteis, por estudantes e servidores da Instituição, com vínculo ativo, mediante comprovação por meio da apresentação da carteirinha do Restaurante Universitário, e Carteira (digital) ou comprovante de matrícula.

 
O serviço será oferecido das 8h às 17h, com saída a cada hora. A rota contará com 16 paradas no total, incluindo os pontos de início e fim da linha, no posto de combustível, próximo ao arco.

 
Por enquanto, não há planos para a retomada do aplicativo BUFSM, lançado em 2018 para acompanhar o trajeto do ônibus. Porém, segundo o chefe do Núcleo de Transportes, Lucas Rigui, futuramente deve ser disponibilizado o monitoramento da rota do Via UFSM, como o veículo foi batizado em 2015, pelo aplicativo UFSM Digital, mas ainda não há confirmação ou estimativa de prazo para implementação da função.



Conquista

Para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM, a volta do transporte interno é uma conquista que auxilia desde a permanência e segurança até a qualidade da pesquisa produzida pelos alunos. O movimento esteve envolvido em mobilizações, como reuniões com autoridades acadêmicas e aplicação de questionários para compreender a demanda dos estudantes, e deve acompanhar de perto a situação do serviço.

 
– Hoje conquistamos essa importante vitória, mas vamos seguir bastante atentos. Nós pedimos para a Reitoria que houvesse um espaço para reunião permanente de discussão sobre a situação do ônibus, com avaliações, formas de melhorar as rotas, as linhas e a logística desse projeto – declara Juan Zebrowski, membro do diretório.



O reitor da UFSM, Luciano Schuch, lembra que quando o transporte intracampus foi suspenso, a UFSM vivia uma situação orçamentária bastante crítica, e somente agora foi possível voltar a oferecer esse benefício à comunidade acadêmica.

 
– A situação melhorou um pouco e, por isso, optamos por retomar o serviço, pois facilita muito o deslocamento de servidores e alunos dentro da Universidade. É uma questão de qualidade de vida, inclusive. No entanto, não podemos garantir que manteremos o serviço caso novos cortes sejam feitos no orçamento da instituição – afirma Schuch. 


A iniciativa

  • O transporte interno gratuito no campus sede da UFSM começou a funcionar, em caráter experimental, em 2014
  • Ao longo dos anos, o itinerário foi se ajustando conforme a demanda de alunos e professores
  • Em 2020, com a pandemia da Covid-19, o serviços foi suspenso, permanecendo inativo até agora



*Com informações da Assessoria de Comunicação da UFSM.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

[email protected]

Início das aulas da UFSM é marcado por recepção, trotes, integração e bate-papo Anterior

Início das aulas da UFSM é marcado por recepção, trotes, integração e bate-papo

UFSM começa o ano letivo com ingresso de alunos do Vestibular e do Sisu Próximo

UFSM começa o ano letivo com ingresso de alunos do Vestibular e do Sisu

Educação