enem 2019

FOTOS: primeiro dia de prova do Enem foi tranquilo em Santa Maria

18.304

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Rafaela Fogaça, 21 anos, busca uma vaga em uma universidade pública

O primeiro domingo de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi de céu cinza e garoa fina em Santa Maria. Nos locais de prova, a segurança foi reforçada. Os familiares acompanharam os candidatos que chegaram antes do meio-dia, horário de abertura dos portões. Uma hora depois, todos foram fechados e ninguém mais entrou nos prédios. O concurso começou às 13h30min.

Os candidatos responderam a 90 questões divididas em linguagens (português, literatura, artes, língua estrangeira e educação física), ciências humanas (geografia, história, filosofia e sociologia), mais a prova de redação. Só era possível sair da sala duas horas após o horário de início. A redação teve como tema a "Democratização do acesso ao cinema".

O Colégio Estadual Manoel Ribas, o Maneco, recebeu cerca de 800 candidatos este ano. Na frente do prédio, integrantes da Igreja Quadrangular distribuíam água em troca de abraços para amenizar a ansiedade.


Em seguida, os estudantes passaram para conferir o número da sala de aula. O portão fechou e, no colégio, não teve candidato atrasado. 

Este ano, quase 6 milhões de pessoas se inscreveram para fazer o exame em todo o país. A metade, pela primeira vez. As provas foram aplicadas em cerca de dois mil municípios.

Quem já concluiu o Ensino Médio, ou vai concluir este ano, pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas de Ensino Superior. Os estudantes podem, ainda, concorrer a bolsas de estudo pelo Prouni e a financiamentos pelo Fies.

No Rio Grande do Sul, 218.471 mil estudantes se inscreveram para a prova. São quase 25 mil inscritos a menos em comparação com o ano passado.

Primeira quinzena de novembro pode registrar até 100mm de chuva em Santa Maria

A chuva atrapalhou um pouco os familiares que aguardavam os candidatos em frente aos locais de prova. No conjunto III da Universidade Franciscana (UFN), muitos se abrigavam embaixo do guarda-chuva ou nas marquises dos prédios.

A contadora Cândida Silveira, 50 anos, comenta que ela e a filha, Maria Cândida Silveira Malheiros, 16 anos, saíram da cidade de Tupanciretã na noite de sábado para que a jovem pudesse relaxar antes do concurso.  

Iuri de Lima Rodrigues, 22 anos, foi um dos primeiros a sair da prova. Ele já cursa Administração, mas tenta o curso de Educação Física.  

A segunda etapa do exame está marcada para o próximo domingo, dia 10 de novembro, quando serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro e os resultados individuais em janeiro de 2020.

UFSM NÃO SEDIOU A PROVA
Este ano, a cidade recebeu cerca de 12 mil candidatos para fazer a prova do Enem. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que normalmente concentra um grande número de candidatos, por motivos não divulgados, não sediou a prova nesse domingo. Já a Universidade Franciscana (UFN) e algumas escolas estaduais, entre elas, o colégio Manoel Ribas, a escola Paulo Lauda e Maria Rocha, receberam os concorrentes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Gabaritos do Enem serão divulgados no dia 13 de novembro

Próximo

Democratização do acesso ao cinema no Brasil é tema da redação do Enem

Educação