educação

Faculdades poderão oferecer mestrado e doutorado a distância a partir de 2020

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Agência Educa Mais Brasil (divulgação)

Instituições de todo Brasil poderão ofertar mestrado e doutorado a distância a partir do primeiro semestre do ano que vem. A autorização foi registrada pela Portaria nº 90, de abril de 2019, aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) e editada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para disponibilizar programas de pós-graduação stricto sensu EAD as faculdades precisam seguir requisitos específicos. As informações são da Agência Educa Mais Brasil.

MEC prorroga prazo da consulta pública sobre o Future-se

Dentre as exigências estão ter o Índice Geral de Cursos (IGC) igual ou superior a 4 (quatro) e estar credenciadas junto ao Ministério da Educação (MEC) para a oferta de cursos a distância. Em 2019, instituições interessadas em oferecer mestrado EAD já submeteram suas propostas. Também poderão futuramente solicitar a oferta de doutorado os programas que, após a primeira avaliação do mestrado, obtiverem ao menos 4 no IGC.

De acordo com a regulamentação, mesmo na modalidade EAD, os estudantes deverão cumprir obrigatoriamente de modo presencial algumas atividades como: estágios obrigatórios, seminários integrativos, práticas profissionais e avaliações presenciais, em conformidade com o projeto pedagógico e previstos nos respectivos regulamentos; pesquisas de campo; e atividades relacionadas a laboratórios. As atividades presenciais poderão ser realizadas na sede das instituições, em ambiente profissional ou em polos de educação a distância.

Alunos têm práticas esportivas e lições de cidadania na Base Aérea

A jornalista e servidora pública, Rita de Cássia Martins, que pretende ingressar no mestrado, quando soube da possibilidade de cursar a distância ficou bastante interessada. Ela conta que seu objetivo com as formações lato senso e stricto senso são para crescer na carreira pública com uma possível promoção.

- Eu achei muito bom ter mais esta opção porque flexibiliza a participação de pessoas que têm o interesse em fazer um mestrado, mas não tem tempo disponível nos horários das aulas presenciais, que geralmente acontecem no meio da semana e em horário comercial - opina Rita, que também é pós-graduanda em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais na Estácio Fib.

Protestos marcam o dia em defesa da educação em Santa Maria

Os títulos de mestres e de doutores obtidos nos programas a distância avaliados positivamente pela CAPES, reconhecidos pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, CNE/CES, e homologados pelo Ministro da Educação terão validade nacional.

* com informações da Agência Educa Mais Brasil.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Restaurante Universitário deixa de ofertar suco e cogita reduzir atendimentos

VÍDEO: aluno garante vaga para disputar mundial de educação profissional na Rússia Próximo

VÍDEO: aluno garante vaga para disputar mundial de educação profissional na Rússia

Educação