pela educação

VÍDEO: alunos de escola municipal viajam a Portugal para apresentação de trabalho

18.295

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Projeto foi desenvolvido durante as aulas de Ciências da professora Helene (a terceira, da esq. para a dir.). Com a diretora, Daniela, Maria Luiza, Erika, Diully e Pedro embarcam para Portugal neste sábado

Neste sábado, quatro alunos da rede municipal, com idades entre 13 e 14 anos, embarcam para a realização de um sonho. O destino dos adolescentes é Portugal, onde eles vão apresentar um trabalho, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Perpétuo Socorro . A escola é das instituições participantes do Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (PEA-Unesco), e o projeto, com foco na sustentabilidade, foi selecionado para representar Santa Maria e o Brasil em um intercâmbio cultural de duas semanas no além-mar. 

Veja mais no vídeo: 


Com a ajuda da professora Helene Tatsch, que orientou o projeto durante as aulas de Ciências, Diully Almeida e Pedro Mimich, do 7º ano, Erika Guimarães, do 8º ano, e Maria Luiza Guterres de Oliveira, do 9º ano, desenvolveram hortas autossustentáveis, onde vegetais e plantas podem ser cultivadas em bombas de água, com pouca utilização de água e em pequenos espaços. Para a professora, a seleção do trabalho foi motivo de orgulho:

- A gente tem que salientar a importância dessa oportunidade. Queremos mostrar que existem projetos sendo feitos aqui, dentro da escola, na rede pública de ensino, com poucos recursos, mas com muita vontade de aprender e ajudar a transformar a nossa realidade. Ver que os meus alunos estão tendo essa chance me emociona muito e me deixa extremamente orgulhosa - comentou Helene. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

E como essa é a primeira vez que alunos da rede municipal têm a oportunidade de participar desse tipo de intercâmbio, na manhã de sexta-feira, a ansiedade já tomava conta dos adolescentes.

- Para nós é uma experiência que pode mudar o nosso futuro. Até um tempo atrás, eu nunca imaginei que fosse possível participar de algo assim, e agora nós estamos embarcando para outro país. Acho que a ficha nem caiu direito ainda, mas estamos muito felizes. Nem terminei de organizar minhas coisas ainda - brincou Erika.

A diretora da escola, professora Daniela Guterres, é quem vai acompanhar os quatro alunos durante a viagem que promete ser inesquecível.

- É um orgulho muito grande, e eu sei que vai servir de incentivo para eles mesmo e para outros alunos da escola - disse a diretora.   

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Hortas autossustentáveis são opção para quem não tem muito espaço em casa para o cultivo de vegetais e plantas

POR ONDE ELES VÃO PASSAR
Os representantes do Coração do Rio Grande vão permanecer em solo europeu até o dia 12 de outubro. Os trabalhos serão avaliados por bancas portuguesas. Além do Perpétuo Socorro, outras duas professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Ribas e duas da Escola Nossa Senhora da Providência também estarão na mesma viagem de estudos. A Secretaria de Educação de Santa Maria acompanha os participantes durante o roteiro.

Além de apresentar os trabalhos o grupo vai conhecer um pouco da história e dos pontos turísticos de Portugal, como o Santuário de Fátima, o Oceanário de Lisboa e o Arquivo Nacional da Torre do Tombo. No roteiro, estão previstas visitas a universidades e a institutos de ensino, como de Coimbra, Aveiro, Minho, Porto e Braga.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Faculdade de Santa Maria ganha curso EAD com nota máxima no MEC

Próximo

Após cinco anos de espera, duas novas creches irão gerar 224 vagas

Educação