Campus Party

Equipe de robótica da UFN participa do RoboCore Experience em São Paulo

Equipe de robótica da UFN participa do RoboCore Experience em São Paulo

Foto: arquivo pessoal

A Equipe de Robótica da Universidade Franciscana (UFN) está fazendo bonito na Campus Party Brasil e no RoboCore Experience. O maior festival de tecnologia, empreendedorismo, ciência e disruptividade do mundo ocorre até este domingo em São Paulo.


Os estudantes são vinculados aos cursos de Ciência da Computação e Engenharia Biomédica, e uniram forças no Laboratório de Eletrônica e Desenvolvimento (Labed) para projetar e construir dois robôs de combate: o Ch1ko e o Labot. Com habilidades e conhecimentos combinados, eles enfrentam os desafios dessa competição de alta performance na categoria “antweight” (454g).

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

 

A equipe enfrentou um intenso trabalho durante os últimos dois meses para tornar seus robôs uma realidade. Apesar dos prazos apertados, o esforço e a dedicação dos estudantes foram recompensados, e, agora, eles representam a UFN no palco do RoboCore Experience, um dos maiores eventos de lutas de robôs da América Latina.
O professor do curso de Ciências da Computação e orientador do projeto, Alessandro Mainardi de Oliveira, comenta que essa é a primeira vez que a instituição participa desse tipo de evento.

 
— Os robôs criados pelos estudantes possuem formas de proteção e ataque, um deles tendo arma rotativa e o outro contém um escudo para a defesa — explica.

 
Para o acadêmico Mauricio Pereira Braga, que integra o time, participar do evento é a realização de um sonho:
— Desde antes, eu já acompanhava os campeonatos de robótica. Então, é praticamente um sonho realizado poder participar do evento e projetar os robôs.
O projeto contou com o apoio dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Biomédica e Sistemas de Informação da UFN, reforçando a colaboração interdisciplinar.

A competição

Essas competições têm o propósito de incentivar estudantes das maiores universidades do mundo e apaixonados pelo esporte a desenvolverem novas tecnologias. Os eventos proporcionam um espetáculo para todo o público, que assiste e vibra com as batalhas de robôs de até 27kg.

 
Em 2018, a RoboCore produziu o maior evento de Combate de Robôs do mundo, contando com mais de 1,3 mil competidores e 540 robôs. ​Após esse grande marco, os organizadores perceberam a necessidade de expandir os horizontes e criar mais que um evento de combate, uma experiência no universo da robótica. Foi assim que nasceu a RoboCore Experience, realizada dentro da Campus Party Brasil.

A programação teve início na quarta-feira. Além do combate de robôs, também existem outras modalidades competitivas: sumô de robôs, seguidor de linha, hóquei de robôs, futebol, robô trekking e artbot.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fatec tem processo de recuperação judicial deferido Anterior

Fatec tem processo de recuperação judicial deferido

Fórum de Educação Superior de Santa Maria acontece pela primeira vez após pandemia Próximo

Fórum de Educação Superior de Santa Maria acontece pela primeira vez após pandemia

Educação