instituições de ensino

Coronavírus afeta rotina de eventos e viagens acadêmicas

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Tiago Coutinho (Arquivo Diário)

A confirmação de casos de coronavírus no Brasil e no Rio Grande do Sul, além do crescente número de suspeitas, já afeta diretamente as atividades acadêmicas. Professores e pesquisadores de instituições de Ensino Superior estão sendo orientados a não viajar para participar de seminários, conferências e outros eventos.

Já são cinco casos suspeitos de coronavírus na Região Central

A professora Luisa Helena Torres, do curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), participaria de um congresso da Associação Internacional de Pesquisa Odontológica. O evento estava marcado para a próxima semana, em Washington, nos Estados Unidos, e foi cancelado pelos organizadores.

A UFSM também já recebeu o cancelamento de um visitante dos Estados Unidos que viria para Santa Maria no final deste mês para participar de um evento na cidade. Também foi suspensa a participação de um servidor, assessor da Reitoria, no encontro da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM/Fiesa), que aconteceria na Argentina na próxima semana.

Paciente com suspeita de coronavírus em Faxinal está em isolamento domiciliar

Servidores do Centro de Saúde da UFSM e do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) estão sendo capacitados para orientar a comunidade acadêmica sobre os cuidados com o coronavírus e como agir em caso de suspeita da doença.

BOLSISTAS
Na última quarta-feira, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou orientações sobre o coronavírus no caso de viagens de bolsistas e missões de trabalho ao Exterior.

Conforme o documento, as viagens de pesquisadores bolsistas para os países com transmissão sustentada de coronavírus devem ser feitas somente em casos de extrema necessidade. Já os bolsistas que estão com viagem programada para o Exterior podem solicitar a alteração do período para outra data. Aqueles que já estão fora do Brasil podem solicitar a antecipação do seu retorno. O pedido será analisado pela Capes.

AULAS REMOTAS 
Ainda nesta quarta-feira, o Ministério da Educação (MEC) emitiu uma sugestão para que as instituições de ensino se prepararem para atividades escolares a distância por causa do coronavírus. A proposta sugere que escolas e faculdades tenham prontos planos de aulas remotas e evitem eventos com aglomeração de pessoas. O MEC também está reavaliando o período de férias escolares. Porém, cabe aos Estados, municípios, escolas e faculdades particulares definirem os calendários de aulas. As universidades federais também têm autonomia para tratar dessas questões.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Sindicatos de professores planejam paralisação na próxima semana em Santa Maria

VÍDEO: alunos da UFSM participam de competição nacional de carros baja Próximo

VÍDEO: alunos da UFSM participam de competição nacional de carros baja

Educação