manifestação

Contra salários parcelados, professores fazem ato na Capital

Joyce Noronha


Foto: Divulgação / 2º Núcleo Cpers
Professores fizeram caminhada em Porto Alegre e finalizaram na Praça da matriz, em Porto Alegre

Os professores estaduais estão em protesto na Praça da Matriz, em Porto Alegre, nesta segunda-feira. A data faz parte de um cronograma elaborado pela categoria de sempre ter paralisação no primeiro dia útil de cada mês em repúdio ao parcelamento de salários.  

Espanha oferece bolsas de estudo para brasileiros em mestrados

Outro tema na pauta do Cpers/Sindicato, entidade que representa os professores estaduais, é o pedido de reajuste salarial de 28,78%. O diretor geral do 2º Núcleo do Cpers/Sindicato, Rafael Torres, diz que nesta segunda-feira o ato é estadual, mas podem ocorrer manifestações regionais nos próximos meses.

- O dia do não pagamento será dia de protestos e manifestações. Toda vez que o governo atrasar nossos salários o dia subsequente será de paralisação. Foi deliberado pelo Conselho geral e está sendo seguido pela categoria. Hoje o ato foi estadual, mas também poderá ser regional. Não naturalizaremos essa atitude desrespeitosa. Estamos em movimento rumo a greve geral do dia 14 de junho. Por valorização, com reajuste emergencial de 28,78%, respeito, cumprimento da lei do piso e contra a reforma da Previdência - diz Torres.

Inscrições para seminários sobre educação popular encerram nesta segunda

Em Porto Alegre, a manifestação teve concentração em frente a sede do Cpers estadual e depois os professores seguiram em caminhada até a Praça da Matriz, local onde estão situados o Palácio Piratini e a Assembleia Legislativa.

SANTA MARIA
De acordo com o 2º Núcleo do Cpers, por causa do protesto, em Santa Maria 11 escolas estaduais não têm atividades hoje, 5 colégios estão parcialmente com aulas _ quando alguns professores paralisam e outros dão aulas _ e 4 instituições seguem as atividades com períodos reduzidos. Outras onze escolas seguem com aulas normais e 4 colégios não atenderam às ligações do 2º Núcleo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

10 motivos para querer estudar na AMF Anterior

10 motivos para querer estudar na AMF

Espanha oferece bolsas de estudo para brasileiros em mestrados Próximo

Espanha oferece bolsas de estudo para brasileiros em mestrados

Educação