sisu 2021

Com matrícula online, UFSM espera cerca de 3 mil calouros para primeiro semestre

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Leonardo Catto (Diário)
Pró-reitor de Graduação Jerônimo Tybusch e outros 60 servidores trabalham de modo online no processo de matrículas dos calouros

O ingresso dos calouros pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi o motivo para modificar o começo do semestre letivo para 18 de maio. Agora, os novos universitários passam pela confirmação de matrícula. A exemplo do que aconteceu na metade de 2020, o processo é totalmente online, sem os tradicionais envelopes pardos nas mãos dos estudantes que fazem fila na UFSM.

Projeto vai doar celulares para escola de Santa Maria

São cerca de 60 servidores da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e outras unidades envolvidos no processo. A expectativa é que três mil calouros sejam matriculados na chamada regular. O número é maior que os cerca de dois mil matriculados no segundo semestre de 2020. Mesmo assim, O pró-reitor Jerônimo Tybsuch acredita que o desafio não é difícil de enfrentar.

- A gente elimina completamente o papel no processo. Nesse sentido, tivemos um avanço muito significativo. Os processos de ingresso têm um volume de trabalho grande, mas a gente tem experiência. Movimenta muitos servidores, mas conseguimos fazer com tranquilidade e referência no país - diz Tybusch.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Leonardo Catto (Diário)

Nesta terça-feira, termina o prazo de confirmação de vagas para os selecionados autodeclarados pretos, pardos e indígenas e/ou concorrentes pelas cotas destinadas a pessoa com deficiência. Entre 21 e 22 de abril, estes estudantes passam pela etapa de confirmação junto à Comissão de Autodeclaração e/ou Acessibilidade. O processo é por webconferência via Google Meets, com horário divulgado por pessoa no edital de chamada regular. Essa é uma das partes que, para Tybusch, não deve ser mantida em um cenário pós-pandemia.

- Depois da pandemia, devemos ter um modelo híbrido para tudo. A gente prefere não trocar a entrevista de autodeclaração ou de pessoa com deficiência por uma virtual, como já estamos fazendo. Também preferimos que o aluno coloque sua assinatura no documento, tire uma foto oficial, aquela movimentação que sempre tivemos. Mas esse processo vai ser muito mais rápido com o sistema 100% informatizado - espera.

UFN tem inscrições abertas para cursos de proficiência em inglês e espanhol

Segundo Tybusch, não houve registro de grandes instabilidades no sistema. Na noite de segunda-feira, primeiro dia de matrícula, contudo, houve quem tentou acessar o sistema e teve problemas de lentidão e falhas no carregamento das páginas.

- A gente sempre faz adaptações positivas no sistema. A cada processo, a gente acaba analisando o que precisa melhorar. Depende muito da conectividade, avisamos com antecedência o Centro de Processamento de Dados (CPD) em relação ao processo. Esse cuidado é feito para que não dê sobrecarga - conta.

Estudantes selecionados por ampla concorrência ou nas cotas de escola pública têm até esta quarta-feira para enviar a documentação. Quem não foi aprovado na primeira chamada não precisa desistir do ingresso no Ensino Superior. Até sexta-feira, 23 de abril, é possível demonstrar interesse na lista de espera. A partir do dia 27 de abril, as instituições de ensino podem iniciar as novas chamadas para as vagas não preenchidas pela seleção regular.

VÍDEO: pesquisa da UFSM investiga olfato de dinossauros 'pescoçudos' na região

VOLUNTÁRIOS
Até quarta-feira, outra seleção acontece na UFSM. São 11 vagas para servidores que querem se voluntariar a trabalhar na confirmação de vaga da lista de espera e do segundo semestre, entre junho e agosto.

Quem for selecionado vai receber por encargo de curso/concurso, referente às horas de atividades executadas junto às comissões, no valor de até R$ 1 mil. As vagas são para as comissões de documentação, triagem, análise socioeconômica, autodeclaração e acessibilidade. Para se candidatar, o servidor pode entrar em contato com [email protected].

CRONOGRAMA DO SISU

  • Até esta terça-feira - Envio de documentação digitalizada no Portal de Confirmação de Vaga para selecionados autodeclarados pretos, pardos e indígenas e/ou concorrentes pelas cotas destinadas a pessoa com deficiência
  • Até esta quarta-feira - Envio de documentação digitalizada no Portal de Confirmação de Vaga para selecionados em ampla concorrência ou por cotas de Ensino Médio em escola pública
  • Quarta e quinta-feira - Webconferência de autodeclaração. Horários serão confirmados no edital de chamada regular
  • Até sexta-feira - Prazo para participar da lista de espera
  • A partir de 27 de abril - Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prazo para confirmar vaga pelo Sisu na UFSM termina nesta quarta

Próximo

Projeto vai doar celulares para escola de Santa Maria

Educação