Campus Iffar Santa Maria deve entrar na pauta durante passagem do ministro da Educação pela cidade na quinta-feira

Campus Iffar Santa Maria deve entrar na pauta durante passagem do ministro da Educação pela cidade na quinta-feira

Foto: Pedro Piegas (Arquivo Diário)

A professora Nídia Heringer será oficialmente empossada como reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) nesta quinta-feira (21), em cerimônia em Santa Maria com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.A professora foi reeleita em novembro do ano passado. Em entrevista a rádio CDN (93.5), ela disse que, mesmo sem ser a pauta principal, buscará avançar no assunto sobre o campus do instituto no município. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Campus IFFar Santa Maria 

É previsto que o campus ocupe o espaço da antiga Ulbra. As tratativas sobre os quatro prédios construídos na área doada pelo município também estão em andamento envolvendo prefeitura, Ulbra e IFFar. No ano passado, o Executivo enviou projeto para a Câmara para retomar a área e repassá-la para União, facilitando os trâmites para instalação do campus.  

– Tivemos avanços no último semestre. A Procuradoria da Fazenda solicitou quatro requisitos a serem cumpridos pela Ulbra e pelo IFFar para apresentação à Secretaria de Patrimônio da União. Pois, para que de fato a União possa assumir um imóvel, não pode haver pendências, seja irregularidade de averbação de imóvel, seja dívida, ou qualquer outra questão – afirmou  Nídia.

A reitora Nídia Heringer será reconduzida ao cargo no IFFar durante solenidade. Foto: Divulgação IFFar

Segundo ela, o acordo firmado com a Ulbra prevê que o valor avaliado dos imóveis, de cerca de R$ 20 milhões, seja abatido da dívida tributária da instituição com a União, sem impacto direto no orçamento de 2025. Um documento com os dados desse acordo deve ser entregue ao ministro. 

– A forma que encontramos não implica em sair o orçamento de 2025 do governo federal para repassar à Ulbra. O valor seria deduzido da dívida tributária – explicou Nídia. 


Vinda do ministro 

Nídia ressaltou, ainda, que o ministro percorre o país desde março deste ano para estar presente nas cerimônias de posse dos  reitores. 

– O meu mandato, formalmente, já se iniciou em 1º de fevereiro de 2025. Isso não é alterado. É importante que se diga para a nossa comunidade que o ministro adotou a ida aos Estados para as posses de reitores e reitoras, desde março deste ano, trabalhando uma questão muito importante para as nossas instituições, que é a democracia – frisou ela, referindo-se a outras quatro posses formais feitas pelo ministro da Educação no Estado durante a semana. 


Posse da reitora 

  • Quando – Quinta-feira (21), às 14h
  • Onde – Salão Nobre do Avenida Tênis Clube
  • O evento será transmitido ao vivo pela WebTV do IFFar 


Após a solenidade, Nídia participará de reunião com o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, e com o ministro, para discutir pautas conjuntas relacionadas à expansão da educação pública na região.

Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escola Marista Santa Marta terá Educação Infantil e Ensino Médio a partir de 2026 Anterior

Escola Marista Santa Marta terá Educação Infantil e Ensino Médio a partir de 2026

UFSM amplia número de bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq Próximo

UFSM amplia número de bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq

Educação