Foto: Arquivo pessoal
Nos últimos três anos, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) registrou um aumento no número de bolsas de produtividade em pesquisa (PQ) concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2023, eram 214 bolsistas PQ. Em 2024, o número passou para 227. Neste ano, já são 240 bolsistas PQ. No mais recente resultado, no final de julho, a Chamada CNPq nº 18/2024 – Bolsas de Produtividade contemplou 71 docentes da instituição.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A ampliação no número de pesquisadores contemplados com bolsas reflete o reconhecimento pelo CNPq da maturidade científica do corpo docente da UFSM.
– Esse número é, também, resultado do estímulo da gestão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) para que os docentes participem das chamadas com propostas qualificadas – avalia o titular da Coordenadoria de Pesquisa, Leandro Souza da Silva.
As bolsas de produtividade em pesquisa (PQ) do CNPq são divulgadas anualmente, sendo destinadas a pesquisadores que se destaquem em suas áreas, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos.
Incentivo
Dos 71 nomes da UFSM no resultado do edital de 2025, 28 são novos bolsistas, pois não estavam com bolsa vigente no início deste ano. Os demais já estavam vigentes e renovaram a bolsa, permanecendo bolsistas, mas agora com outra classificação. Outros 15 que eram bolsistas não renovaram a cota (muitos destes por aposentadoria recente ou próxima, encerrando seu vínculo com a UFSM ou suas atividades de pesquisador). Por isso, o saldo final positivo foi mais 13 nomes em relação a 2024.