exame nacional

AO VIVO: Enem deste ano terá 30 minutos a mais para provas de exatas


Neste ano, os candidatos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia, que reúne conteúdos de ciências da natureza e matemática. Segundo o edital da prova, publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial da União, os estudantes terão cinco horas para fazer a prova no segundo dia e cinco horas e meia no primeiro dia.

A professora de filosofia do Fóton Mais, Isis Moraes Zanardi, diz que 30 minutos podem parecer pouco tempo, mas faz grande diferença para os candidatos e que devem dar mais tranquilidade aos estudantes no momento da prova. Ela explica que o Enem vem se transformando ao longo dos anos e que, nas últimas edições, ficou mais evidente a interdisciplinaridade, em que o candidato precisa contextualizar as disciplinas como um todo para resolver as questões.

Candidatos já podem conferir a correção da redação do Enem 2017

A estudante Elísia Ramos, 19 anos, quer uma vaga em Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e conta que no ano passado conseguiu fazer a prova de ciências da natureza e matemática dentro das quatro horas e meia, mas foi a última a sair da sala. Ela concorda que os 30 minutos a mais vão auxiliar os candidatos a manter a calma.  

Assim como em 2017, neste ano as provas do Enem serão realizadas em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro. A estrutura da prova também não mudou: no primeiro dia serão aplicadas as provas de Redação, Linguagens e ciências humanas, com duração de cinco horas e meia, e no segundo dia, as provas de ciências da natureza e matemática, com cinco horas de duração. 

As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 de 18 de maio deste ano no site. A taxa de inscrição foi mantida em R$ 82. O pagamento deve ser feito entre os dias 7 e 23 de maio. 

Isenções 
A solicitação de isenção da taxa de inscrição deve ser feita entre os dias 2 e 11 de abril. Serão isentos os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. 

Apae, Colibri e Francisco Lisboa ainda estão sem transporte

 Também tem isenção o participante que declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal . Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado. 

Os participantes isentos da taxa de inscrição que não compareceram nos dias de prova no Enem do ano passado terão que justificar a ausência por meio de atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência para fazer o Enem 2018 sem pagar a taxa. O prazo para justificar a ausência no Enem do ano passado vai de 2 a 11 de abril

Alunos do Ctism participam de evento sobre tecnologia e inovação

O participante que não apresentar justificativa de ausência no Enem 2017 ou tiver a justificativa reprovada após o recurso e desejar se inscrever no Enem 2018 deverá pagar o valor da taxa de inscrição. 

Segurança 

O edital do Enem continua prevendo a realização de revista eletrônica nos locais de prova, por meio do uso de detectores de metais. A novidade deste ano é que os alunos também deverão permitir que os artigos religiosos, como burca e quipá, sejam revistados pelo aplicador das provas. Quem não permitir a revista poderá ser eliminado. 

Para a professora de filosofia do Fóton Mais, Isis de Moraes Zanardi, a linha entre norma e desrespeito religioso é muito tênue.

- Não sei como fica isto, é complicado. Só imagino que pedir para uma mulher muçulmana retirar o véu para uma revista seria como pedir para eu baixar as calças. Pode ser uma falta de respeito muito grande - avalia a Isis.

Imprevistos 
Segundo o edital deste ano, o participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação poderá solicitar reaplicação do exame em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação. Os casos serão julgados individualmente pela Comissão de Demandas. 

MPF abre inscrições para vagas de estágio em Santa Maria

No ano passado, cerca de 3,5 mil estudantes tiveram que refazer as provas em outra data por problemas como falta de energia nos locais do exame. 

Direitos Humanos 
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) retirou do edital o item que determinava que a redação que desrespeitasse os direitos humanos teria nota zero. No ano passado, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) determinou a suspensão da regra que previa a anulação da redação que violasse os direitos humanos.

A professora de filosofia do Fóton Mais diz que a retirada do item pode abrir interpretações, já que não há mais a regra no edital e considera problemático não deixar claro sobre o respeito aos direitos humanos. A estudante Elísia Ramos concorda e acrescenta que respeito aos direitos humanos e opiniões são coisas diferentes, fazendo menção à justificativa do pedido TRF-1 de que o item do edital ia contra o direito e liberdade de expressão.

- Os temas da redação do Enem, normalmente, apresentam um problema do país e pede uma proposta, dentro dos direitos humanos, para a solução deste problema. Acredito que desrespeitar os direitos humanos é desrespeitar as pessoas em si - declarou Elísia.

Os resultados do Enem poderão ser usados em processos seletivos para vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Edital e regras do Enem 2018 serão divulgados hoje Anterior

Edital e regras do Enem 2018 serão divulgados hoje

Próximo

Candidatos já podem conferir a correção da redação do Enem 2017

Educação