educação

Alunos e professores se unem em projeto contra violência em escola pública de Santa Maria

Gilson Alves

Foto: Gilson Alves (Diário)
Estudantes, professores e funcionários participaram de jogo de futebol durante o recreio

O relacionamento na escola, geralmente, é um assunto complexo. Manter a paz entre alunos, professores e direção nem sempre é fácil. Por isso, quando ações são desenvolvidas no sentido da prática da harmonia no ambiente, sempre vale um registro.

Representante da Região Sul leva o nome de Santa Maria para prêmio nacional

É o caso da Escola Estadual Professora Margarida Lopes, localizada no Bairro Camobi. Pelo menos desde 2010, o colégio desenvolve projetos que se enquadram na Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave). "Bicho escondido", "Linha do tempo", "Futebol no recreio", "Soletrando" e "Sexta de doação" são alguns exemplos de eventos que mostram a preocupação com a boa convivência.

- Desde 2010, desenvolvemos brincadeiras que contribuíram para diminuir o índice de brigas no recreio. Misturamos alunos de diversos anos nos projetos. As escolas são convidadas a participar do Cipave, e embarcamos nessa. Depois que adotamos essas ações, melhorou, e muito. Não que não aconteçam desentendimentos, mas ocorrem em número muito menor - afirma a orientadora educacional, Elisabete de Sousa Rios.

Ainda conforme Elisabete, a maioria das atividades possui um livro de regras. Na prática do "Futebol no recreio", quem falar palavrões é expulso da partida.

Falta de servidor prejudica rematrículas em escola pública de Santa Maria

O Diário acompanhou um jogo que contou com alunos campeões de uma competição dos 8º e 9º anos e com professores e funcionários do colégio.

- Acho importante a participação dos professores. Aprendemos muitas coisas. Isso deveria acontecer em todas as escolas. A participação dos professores nessas ações nos incentivam a vir ao colégio - conta o aluno do 9º ano do Ensino Fundamental Luan de Oliveira Lopes.

Para comprovar o quanto a comunidade trabalha unida, o vice-diretor, Valmir Beltrame, foi o árbitro do jogo, e o diretor, Jorge Fernandes, um dos atletas.

A Escola Margarida Lopes tem 78 anos e cerca de 800 alunos, do 2º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Divulgada lista de aprovados da UFN. Veja quem são os bixos Anterior

Divulgada lista de aprovados da UFN. Veja quem são os bixos

Prazo para renovação dos contratos do Fies é prorrogado Próximo

Prazo para renovação dos contratos do Fies é prorrogado

Educação