Alunos da rede municipal seguem sem uniformes novos cinco meses após início do ano letivo em Santa Maria

Andreina Possan e Letícia Klusener

Alunos da rede municipal seguem sem uniformes novos cinco meses após início do ano letivo em Santa Maria

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Passados quase cinco meses do início do ano letivo, alunos da rede municipal de ensino de Santa Maria ainda não receberam de forma integral os uniformes referente a 2025. As oito escolas procuradas pela reportagem alegaram que a entrega dos kits referentes ao ano letivo vigente não foram feitas. As instituições reforçam que o sistema de numeração dos alunos já foi atualizado e alegam que não há retorno por parte da Secretaria de Educação sobre previsão de entrega.

Sancionada em 2023, há uma lei municipal que possibilita a compra de uniformes para a rede municipal de educação. No ano seguinte, as escolas começaram a receber as peças. Desde então, é obrigatório o uso nas salas de aulas do município.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A autônoma Aiani da Silva Krewer, 33 anos, conta que não há retorno sobre o motivo pelo qual ainda não receberam os uniformes. Segundo ela, os kits (inverno e verão) foram entregues apenas em 2024. Os dois filhos, um menino de 8 e uma menina de 12 anos, estudam em uma escola da rede municipal de ensino:

– A escola não tem respostas. Meus filhos estão com os uniformes ruins já. Com o tempo, o tecido vai ficando ruim. Já até mandei na costureira para arrumar, mas não adianta. A escola obriga o aluno usar o uniforme e assim fazemos, porque é lei. Mas fica difícil, ficamos esperando e nada. 

Aiani explica que nos kits entregues em 2024 constam duas bermudas e duas camisetas (kit verão) e duas calças, duas blusas manga longa, um moletom canguru e uma jaqueta (kit inverno). Estes são os uniformes que os filhos tem usados desde então para irem à escola. 

Procurada, a diretoria da instituição explicou que entrou em contato com a prefeitura, que explicou que "os uniformes estavam sendo repassados conforme cronograma, mas não deram uma data especifica".

– A escola não recebeu uniforme novo, nem kit de uniforme novo. O que nós conseguimos para aqueles que não têm mais as peças é que algumas mães vêm trazer o uniforme antigo dos filhos e alguns itens a gente repassa – explica a diretora.

Cenário municipal

A reportagem entrou em contato com outras oito escolas da rede municipal, de ensino fundamental e infantil. Todas relataram que as numerações atualizadas dos alunos para confecção dos uniformes já foram lançadas no sistema no início do ano letivo, mas que até o momento não receberam os novos uniformes. Em alguns casos, alguns kits foram entregues, mas de numeração maior (G ou GG), que foram produzidos no ano anterior e que não foram usados. As equipes diretivas apontam que não há previsão por parte da Secretaria de Educação de quando os novos uniformes seriam entregues. Apenas uma escola relatou que um prazo foi estabelecido para entrega, a data de 1° de agosto. 

Os diretores relatam que alunos que recém ingressaram nas escolas recebem uniformes, entretanto, até o momento, não houve reposição para os rematriculados. Além disso, os produzidos no ano anterior e que não são usados são repassados às escolas. 

Foto: Vinicius Becker (Diário)

O que diz a prefeitura

Segundo a prefeitura, a distribuição do ano passado iniciou em março de 2024 e terminou em setembro. Segundo o órgão, cerca de 210 mil peças do uniforme da rede municipal foram distribuídas. No entanto, neste ano, "para respeitar a vida útil dos uniformes de, no mínimo, um ano, a Secretaria de Educação trabalha em 2025 para regular o fluxo de distribuição das peças. O foco é repassar peças do uniforme para os estudantes que tiveram alteração de tamanho e aos que ingressaram em 2025".

A prefeitura afirma que até 8 de julho deste ano foram distribuídas 38.850 peças de uniforme. E que entre julho e agosto serão distribuídas 46.245 peças que estão em confecção. No total, serão 85.095 peças entregues em 2025. O investimento é de R$ 3.035.509,53.

Confira a nota na íntegra

"A lei que prevê sobre insumos e uniformes para alunos da Rede Municipal de Ensino (RME) diz que os alunos serão contemplados com um kit anual, sendo distribuídos no início do ano letivo. A distribuição das peças começou na segunda quinzena de março de 2024, encerrando os repasses às escolas da RME em setembro. No ano passado, cerca de 210 mil peças do uniforme da Rede Municipal foram distribuídas.

Assim, para respeitar a vida útil dos uniformes de, no mínimo, um ano, a Secretaria de Educação trabalha em 2025 para regular o fluxo de distribuição das peças. O foco é repassar peças do uniforme para os estudantes que tiveram alteração de tamanho e aos que ingressaram em 2025.

Até 8 de julho deste ano, foram distribuídas 38.850 peças de uniforme. Ainda serão distribuídas, entre julho e agosto, 46.245 peças que estão em confecção. No total, serão 85.095 peças entregues em 2025.

A solicitação de uniformes deve ser feita por meio da gestão escolar para a Secretaria de Educação. O atendimento às demandas depende do que há no estoque da Central de Distribuição, visto que está em organização o fluxo de compra e distribuição dos uniformes da RME.

A Secretaria de Educação (SMEd) soma 85.095 peças, entre itens adquiridos em 2024 em estoque e peças em processo de compra em 2025. Assim, o investimento é com recursos da gestão municipal anterior e da atual gestão. Para essas 85.095 peças, o investimento de é R$ 3.035.509,53."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inscrições para o primeiro Enamed são prorrogadas para até 30 de julho Anterior

Inscrições para o primeiro Enamed são prorrogadas para até 30 de julho

UFSM confirma Martha Adaime e Tiago Marchesan em lista tríplice da Reitoria Próximo

UFSM confirma Martha Adaime e Tiago Marchesan em lista tríplice da Reitoria

Educação