
Foto: Beto Albert (Diário)
A última paralisação da categoria foi em 1° de abril de 2025.
Os professores das escolas da Rede Municipal de Ensino devem paralisar as atividades nesta sexta-feira (13). A decisão foi tomada de forma unânime em assembleia-geral realizada em 29 de maio. O objetivo da paralisação, segundo o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm), é cobrar do governo municipal e, também, alertar a população sobre a falta de estrutura e pessoal das escolas da rede, condições de trabalho e também o atraso de mais de seis meses do reajuste salarial garantido pela Lei Federal do Piso Nacional do Magistério.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Além da paralisação, o Sinprosm organiza um ato, a partir das 9h, na Praça Saldanha Marinho que já conta com a adesão de mais de 60 das 86 escolas municipais. A partir das 10h30min, em frente a prefeitura, será realizada uma assembleia pública, para definir os próximos passos da mobilização e do estado de greve.
A coordenadora de Formação Sindical e Comunicação do Sinprosm, a professora Celma Pietczak, destaca que a mobilização seja mais incisiva e participativa:
– Estamos em estado de greve, o que significa que estamos em ação, buscando diálogo e cobrando soluções. Por isso é muito importante a adesão massiva dos colegas e alunos, pais e sociedade em geral para que a gente consiga avançar em nossas reivindicações, que são direitos e não favores. Escolas aptas e professores valorizados são direitos da sociedade. Isso vai além de particularidades, orientações políticas ou qualquer outro viés, é um direito dos professores e dos alunos, é um direito humano – diz.
Atividades paralisadas
- Ato na Praça Saldanha Marinho – a partir das 9h
- Assembleia pública em frente a prefeitura de Santa Maria – a partir das 10h30min
- A última paralisação da categoria foi em 1° de abril de 2025