exame nacional do ensino médio

8,6 mil candidatos participam do primeiro dia de Enem em Santa Maria

Gustavo Martinez

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

Aconteceu neste domingo o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021. Em Santa Maria, a prova foi marcada por um clima calmo e movimento tranquilo. Os portões se abriram às 12h e a prova teve início às 13h30min. Os 8.474 estudantes inscritos para o ENEM impresso, além dos 204 para a versão digital, em Santa Maria, têm até às 19h para concluir a prova.

Com 4 mil trabalhos inscritos, Jornada Acadêmica da UFSM começa nesta segunda-feira

Neste primeiro dia, o exame tem 90 questões divididas entre linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação que tem como tema "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

Na Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, o movimento, até a hora da abertura dos portões, era baixo. Cerca de três pessoas aguardavam a entrada com antecedência. Após a liberação, o fluxo começou a aumentar e os últimos candidatos entraram na escola nos cinco minutos finais.

Perto dali, no Colégio Fátima, a movimentação começou mais cedo, mas também de forma tranquila. Algumas pessoas formaram uma pequena fila na entrada dos portões da escola particular mas, assim que a entrada foi liberada o fluxo seguiu calmo e sem confusões.

A coordenadora do anos finais do Ensino Fundamental do Fátima, que também atua no ENEM como coordenadora de local e já trabalhou na organização de 10 edições do exame, Alexandra Brasil dos Anjos, 40 anos, disse que o dia estava muito tranquilo, mas previa alta abstinência.

- Esse ano tá bem tranquilo. Nós temos 327 candidatos e como são números reduzidos nas salas, cada sala aqui tem 14 candidatos. Acredito que vai ter um número bem elevado de pessoas que não irão participar. - disse Alexandra.

Outra escola que viu um movimento um pouco mais intenso foi o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac. Mas mesmo com um número elevado de candidatos que chegavam para fazer a prova, a situação foi tranquila, com cada estudante se dirigindo ao seu local sem maiores problemas e com as instruções dos fiscais orientando aqueles que não soubessem para onde ir.

Na escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, a situação era ainda mais calma, com uma fila de poucas pessoas na entrada que, assim que os portões abriram, adentraram no colégio e deram lugar à calmaria.

EXPECTATIVAS
Este é o segundo ano do ENEM que acontece durante a pandemia. A última aconteceu ainda em 2021, no mês de janeiro. Essa era a edição de 2020 do exame, que foi adiado por conta da pandemia. Este ENEM teve o menor número de inscritos desde 2005.

Giliar do Santos tem 20 anos e fez a prova no Maria Rocha. É o segundo ano dele fazendo o ENEM. O estudante deseja cursar medicina, e conta que a vacinação deixou as pessoas tranquilas para fazer a prova.

- Eu acredito que seja um ano de mais amadurecimento, onde tudo tende a voltar à regularidade e também tende a se sentir mais seguro, com mais saúde mental, com mais estabilidade, vendo que nossos familiares também podem estar melhor agora, todos vacinados, todos seguros. - comentou Giliar.

Kelen Amaral tem 30 anos e fez a prova no Fátima, apreensiva, mas confiante.

- Foi um ano de bastante estudo, direto, todos os dias. - afirmou Kelen.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

23ª Feira do Livro de Santiago inicia nesta quarta-feira

Próximo

Com 4 mil trabalhos inscritos, Jornada Acadêmica da UFSM começa nesta segunda-feira

Educação