dia da mulher

VÍDEO: Empresa de TI faz campanha para incentivar mulheres a atuar na área

Reprodução (CompAct Jr)

A Tecnologia da Informação (TI) é uma área onde a maioria dos estudantes e profissionais é formada por homem. No Brasil, as mulheres que atuam na área correspondem a 19%, conforme uma campanha feita pela CompAct Jr, uma empresa júnior de alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

A história de mulheres que conquistaram postos de trabalho tradicionalmente masculinos

A empresa está com processo de seleção para novos membros da equipe em aberto e fez uma campanha no Facebook incentivando as mulheres a participar do processo seletivo. A seleção é aberta para homens e mulheres e não há um número de vagas definido. Conforme o perfil e a área dos candidatos, eles serão chamados para atuar. Podem se inscrever alunos na graduação de qualquer curso que tenham interesse na área de tecnologia. O trabalho não é remunerado. 

- A empresa começou com sete mulheres e um homem. Depois, tivemos oito mulheres trabalhando aqui. Hoje, somos mais de 20 homens e apenas uma mulher trabalhando na CompAct. Por isso a campanha. Um membro da nossa equipe se candidatou para a diretoria. Ele não se elegeu, mas uma de suas propostas era ter mais mulheres na TI. A ideia prosseguiu, falei com a diretoria e concordamos fazer essa campanha - Giuliano Bohn Benedetti Becker, diretor de comunicação da CompAct Jr e acadêmico de Engenharia da Computação da UFSM. 

30 filmes com mulheres inspiradoras para ver e se emocionar

Ele conta que, antes de criar a campanha, pediu ajuda para uma amiga que é doutoranda de Ciências Sociais. Foi então que surgiram os nomes de mulheres que são importantes na história e que ilustram o material de divulgação. Ícones como  Nina Simone, Simone D'Bovoir, Indira Ghandi, Oprah Winfrey, Margaret Thatcher, Viola Davis, Audrey Hepburn, Malala Yousafzai aparecem em um vídeo da campanha.

Tatiane Godoy, diretora de recursos humanos, é a única mulher na empresa atualmente. Não só no trabalho, ela conta que é comum ser a única mulher em sala de aula também. Ela também é estudante de Engenharia da Computação. 

- No começo foi um choque bem grande. Até porque o ambiente não é receptivo e amigável com as mulheres em muitos casos. Mas se é um ambiente masculino quase sempre, na CompAct Jr nós queremos mudar a realidade. Eu conheço muitas meninas que têm interesse na área mas nem sempre percebem abertura - comenta Tatiane. 

A seleção será feita com entrevistas no dia 17 de março. Os interessados em participar, podem fazer um cadastro até o dia 15, clicando neste link. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PESQUISA: gasolina baixou em seis postos de gasolina de Santa Maria Anterior

PESQUISA: gasolina baixou em seis postos de gasolina de Santa Maria

Próximo

Lote residual da restituição de IR será liberado nesta quinta

Economia