presentes

VÍDEO: decorações de Natal começam a tomar conta das lojas de Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Funcionário põe enfeites em loja de confecções e vestuário da Acampamento. Estabelecimento planeja abrir vagas temporárias

Quem anda pelas ruas de Santa Maria pode perceber que o Natal já começou, pelo menos, para o comércio. O ano é atípico, e as empresas ainda se recuperam da queda nas vendas provocada pela pandemia. Entretanto, a retomada gradual das atividades econômicas e de eventos sociais, mesmo que com limitações, anima os lojistas para o fim do ano.


Lojas que vendem mais barato podem ter vantagem para o Natal, segundo economista

No Centro, a Clip Papelaria, por exemplo, conta com decorações natalinas desde o Dia da Criança. Para o proprietário da loja, Paulo Sérgio Figueira, a linha de utilidades domésticas e brinquedos deve ter aumento de procura, porque os adultos e as crianças passam mais tempo em casa e arranjam tempo para cuidar do lar e, no caso dos pequenos, precisam de uma ocupação.

- A expectativa é muito boa. Já conseguimos sentir o que o cliente está procurando mais e estamos nos preparando para atender a demanda - comenta o empresário.

Proprietários de veículos podem garantir descontos no IPVA 2021 até o final do mês

Outra loja que está no ritmo do Papai Noel é a Grazziotin, na Rua do Acampamento. Além dos enfeites no local, a empresa também já vende itens com a temática do Natal, como toalhas e itens de cama, mesa e banho. A gerente, Marisete Borsatto Moraes, tem esperança no aumento de vendas, tanto que já solicitou à matriz da empresa a contratação de funcionários temporários para os próximos dois meses.

FALTAM PRODUTOS
Entretanto, Marisete e Figueira relatam dificuldades de comprar os produtos juntos aos fornecedores. Segundo ela, a indústria não tem dado conta dos pedidos das lojas.

- O que a matriz passa para a gente é que as fábricas tiveram que diminuir o número de funcionários e, consequentemente, a quantidade de produção. Estamos encontrando dificuldade para suprir a demanda na linha de cama, mesa e banho, por exemplo. As indústrias ainda estão se readequando ao mercando - explica Marisete.

Maioria dos lojistas quer retorno das obras do Calçadão em 2021

De acordo com Figueira, para as fábricas voltarem a produzir no mesmo nível que em anos anteriores, vai demorar cerca de quatro ou cinco meses.

- A redução da jornada de trabalho fez com que as fábricas diminuíssem a produção. Alguns itens têm ficado mais caros por conta da redução na oferta - acrescenta o proprietário da Clip. 

SHOPPINGS
O Royal Plaza Shopping irá inaugurar a sua decoração de Natal em 1º de novembro, conforme o superintendente, Ruy Giffoni. O local lançou, há dois dias, a campanha Presente de Natal Royal, na qual o cliente que gastar R$ 350 em compras em qualquer loja ganha um cupom para concorrer a um carro. O sorteio será no fim de dezembro. A tradicional promoção é uma forma de estimular as vendas.  

- Vamos ter um crescimento bem significativo, mas creio que ficaremos um pouquinho abaixo do faturamento do ano passado - acredita o administrador.

Outra atração sempre esperada pelo público, o Papai Noel, para as fotos com a criançada, está indefinida. Há a possibilidade de que a presença do Bom Velhinho aconteça apenas no formato digital.

O Shopping Praça Nova ainda trabalha nas definições de decoração e campanhas para o Natal. O evento de chegada do Papai Noel, que reúne centenas de pessoas, não irá acontecer este ano para evitar aglomerações. 

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Receita abre na sexta-feira consulta ao lote residual de restituição do IRPF Anterior

Receita abre na sexta-feira consulta ao lote residual de restituição do IRPF

Próximo

VÍDEO: economista projeta que lojas que vendem mais barato podem ter vantagem para o Natal

Economia