data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário) /
O último dia da 20ª edição do Liquida Santa Maria coincidiu, especialmente nesse ano, com o primeiro feriado de Carnaval em que o comércio pôde abrir em Santa Maria. A abertura só foi possível graças a um acordo coletivo firmado no ano passado pelo Sindicato dos Lojistas e Comerciários de Santa Maria.
Apesar do fraco movimento nos corredores dos shoppings na tarde de terça-feira, a maioria das lojas estava aberta aos clientes.
- A gente realizou o Liquida nessa data justamente para que se encerrasse no feriado de Carnaval, justamente porque existe essa sensação de que após o Carnaval as coisas reiniciam. Mas cada lojista tem liberdade para continuar com as promoções - enfatiza a presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Marli Rigo, que é responsável pela organização do Liquida Santa Maria.
Último equipamento para fábrica da Cyrilla chega na próxima semana
A abertura do comércio aos feriados em Santa Maria, entretanto, ainda é motivo de controversas entre lojistas, clientes e empregados. A gerente da Super Legal Brinquedos do Shopping Praça Nova, Simone Pozzobom, acredita que a liberação é positiva para o comércio local.
- Eu acredito que é muito bacana. Recebemos muitas pessoas de fora da cidade e é uma opção a mais para essas pessoas, que antes ficavam restritas à questão da alimentação. Temos que desenvolver mais essa cultura de abrir aos finais de semana e também aos feriados - opina.
Contudo, a opinião não era unânime entre quem circulava no shopping.
- Acho muito importante que todos tenham o seu dia de descanso garantido, muitas vezes as pessoas são egoístas e acham que porque precisam de algo todo mundo precisa trabalhar. É claro que o comércio é importante para a cidade, mas é preciso pensar no funcionário também - afirma a serviços gerais, Ana Paula Ortiz, 36 anos.
PESQUISA: preço da gasolina varia até 17 centavos em Santa Maria
Mesmo com os corredores do Shopping Praça Nova com poucos frequentadores por volta das 16h desta terça-feira, a aposta dos lojistas está na diversidade de opções que o local agrega, como praça de alimentação e opções de lazer.
- O shopping é muito bom porque agrega vários atrativos em apenas um lugar só e as pessoas acabam vindo. Para nós, o movimento tem sido muito bom. Cresceu bastante - comemora a auxiliar de vendas da Athena, Flaviane Souza.