Foto: Arquivo (Diário)
Um projeto de lei que foi protocolado na Câmara de Vereadores de Santa Maria e prevê a criação da Semana Municipal de Orientações de Noções de Primeiros Socorros é um gesto simples, mas, se for implementado, será mais um avanço em um tema importante. Afinal, apesar de ser vital saber noções para socorrer pessoas, pouquíssima gente tem treinamento para agir em situações de emergência.
O projeto de lei foi protocolado pelo vereador Dr. Francisco Harrisson (MDB) e prevê a inclusão dessa semana no calendário oficial do município para o mês de setembro, com o objetivo de divulgar informações e realizar atividades sobre o atendimento inicial de emergência, em casos como cortes, queimaduras e desmaios.
- Muitas vezes, procedimentos simples podem salvar uma vida e o nosso objetivo é que essa informação seja difundida. É fundamental que professores tenham estas noções, por exemplo, pois trabalham diariamente em conglomerados de pessoas - afirmou o vereador.
TODA A CRIANÇA DEVERIA APRENDER ISSO
Tomara que esse projeto seja aprovado e, principalmente, que o assunto seja levado a sério pela população e por escolas e entidades. As escolas, que ensinam tantas coisas importantes (e outras nem tanto), deveriam ter, obrigatoriamente, um curso de primeiros socorros para os alunos, pelo menos uma vez por ano, para ensinar e reforçar as noções de primeiros socorros - essa semana pode ser um bom motivo para fazer esse tipo de capacitação todos os anos. Dessa forma, teremos jovens e, no futuro, adultos mais bem preparados para agir rapidamente em casos como uma parada cardíaca, engasgo e acidentes domésticos.
Quantas vidas poderiam ser salvas ou danos graves evitados se mais gente soubesse agir em casos assim. No caso de um parada cardiorrespiratória, a massagem cardíaca imediata e contínua é fundamental para evitar danos cerebrais graves e a morte. Eu fiz um curso e vi que não é difícil fazer, basta aprender.
- As crianças têm de crescer aprendendo sobre primeiros socorros. Muitas vezes é ela quem tem que dar o primeiro auxílio no caso de um acidente doméstico. Tem que saber o básico e tudo isso será trabalhado nesta Semana Municipal de Noções de Primeiros Socorros - disse o vereador.
Outro dia, um profissional de resgate deu uma dica importante: salvem no celular os telefones do Samu (192) e dos bombeiros (193), pois na hora do pânico, muita gente esquece.