Produtos Uni

Usina de leite da UFSM está fechada

Deni Zolin

"Os produtos da marca Uni, como leite, iogurtes, queijos e doces, sumiram do mercado em junho passado, porque a Usina Escola de Laticínios da UFSM parou de produzir. A cooperativa Cooperterra, de Tupanciretã, que venceu a licitação e operava a usina desde 2009, rompeu o contrato com a UFSM. Teria sido em decorrência da queda na produção em função da crise do leite, após os escândalos de adulteração no Estado.

Agora, a diretora da Usina, Neila Richards, diz que está sendo feito um levantamento para uma reforma no prédio, incluindo rede elétrica, piso, paredes e teto, além de algumas adequações. Ainda este ano, devem ser lançadas duas licitações, uma para fazer essas obras, e outra para escolher a nova empresa de laticínios que assumirá a produção da usina. Se tudo der certo, a expectativa é que a Usina Escola reabra em 2015.



Segundo Neila, a parada da usina causa vários prejuízos. Sempre há pelo menos oito estudantes de vários cursos fazendo estágio no local, além de alunos de pós-graduação realizando pesquisas. E estudantes de escolas públicas deixam de receber iogurtes e outros produtos lácteos, que eram vendidos ao governo para a merenda escolar.
"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Funcionários se reúnem em assembleia nesta sexta-feira, em Santa Maria

Próximo

Agroindústria de processamento de mel é aberta em Restinga Seca

Economia