Mobilização 

Trabalhadores protestam contra reformas propostas pelo governo

Na tarde desta sexta-feira, trabalhadores e estudantes se reuniram em um protesto contra as reformas da Previdência, Trabalhista, Lei da Terceirização e outras iniciativas do governo federal e estadual em Santa Maria. Ainda não há um número oficial de quantas pessoas participam do ato. 

Trânsito no Centro terá mudanças no domingo de Romaria

A concentração começou por volta das 16h30min na Praça Saldanha Marinho, no Centro. Os manifestantes seguiram em caminhada pela Avenida Rio Branco e voltaram a praça, dispersando por volta das 19h. 

–Esta caminhada é para conscientizar as pessoas para que entrem no movimento combativo por mais direitos. Não queremos nenhum direito a menos na educação, na saúde e na sociedade como um todo – disse Solange Paim, coordenadora jurídica da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Professores estaduais decidem continuar a greve 

O movimento - chamado de Greve Geral - foi para organizar mobilizações em todo o país. Além disso, professores e técnicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) fizeram paralisação nas atividades nesta sexta-feira. 

No ato público na Praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria, estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) protestam pela manutenção do programa federal PIBD
Foto: Keyci Amado / Divulgação

Em paralelo, estudantes da UFSM se manifestaram pela manutenção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Os estudante temem pelo corte de  bolsas de iniciação à docência oferecidas a alunos de cursos presenciais a partir do ano que vem.  

— Na UFSM são 250 bolsistas e praticamente todos estavam na manifestação — disse  Ricardo Fajardo, 55 anos, professor da UFSM e coordenador institucional do Pibd na universidade. 





Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Travessia Urbana terá três novas passarelas

Próximo

Duplicação Faixa Velha ainda não tem projeto de iluminação

Economia