Custo de Vida

Queda nos preços de alimentos faz inflação cair em Santa Maria

Apesar dos aumentos constantes dos combustíveis e do gás de cozinha, a queda de preço de vários alimentos, muitos deles em função do fim do inverno, acabou reduzindo a inflação em setembro na cidade. O levantamento do Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM), calculado pelo Laboratório de Práticas Econômicas (Lape), do curso de Ciências Econômicas da Unifra, teve deflação de -0,58% em setembro, ante alta de 0,83% em agosto e queda de -0,06% em julho. Em 2017, a inflação na cidade registra alta acumulada de 0,97%, e nos últimos 12 meses, fica em 1,88%.

 Chuva e granizo danificam pelo menos 15 casas em Santa Maria

Segundo a Unifra, o grupo alimentação fechou o mês com deflação de mais de 1,8%, o que impactou o índice geral. Grande parte deste resultado foi fruto da redução, em setembro, nos preços de itens como o leite (-10%), a uva (-15%), a alface (-17,6%), a rúcula (-18,1%), a beterraba (-22%) e o repolho (-26%). Por outro lado, ficaram mais caros o melão (11,6%), o tomate (13,7%) e a moranga (21,9%). Embora os preços de itens importantes como o feijão (-6,2%) e o arroz (-14,6%) tenham sofrido retração significativa em setembro, a alimentação fora de casa ficou 2% mais cara. Segundo a equipe do Lape, o preço da alimentação fora de casa segue em uma tendência oposta a grande maioria dos itens alimentícios pesquisados em 2017.

Secretário diz se esforça para pagar atrasos e retomar duplicação da Faixa Velha

A cidade de Santa Maria, que já foi muito em conta para se alimentar, hoje possui preços que são superiores à maioria dos restaurantes similares de Porto Alegre. A explicação para este comportamento está no reajuste dos preços controlados pelo governo, como dos combustíveis, do gás de cozinha e da energia elétrica. Embora os produtos alimentícios tenham recuado, os custos fixos dos restaurantes permaneceram subindo.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Dnit garante R$ 10 milhões para manter obra de duplicação das BRs

Próximo

Após novo aumento do gás, veja dicas para economizar

Economia
00:00
00:00
Cookies.

Ao usar este site você aceita que usamos cookies. política de privacidade.

Aceito