Informar para transformar

Projeto Soma: mais chances para comprar

"


A correria da semana nem sempre permite aquele pulinho no Centro, seja apenas para espiar as vitrines ou comprar algum item necessário. E quando se consegue um tempo, é naquela rotina frenética, que não lhe permite pensar em qual loja entrar. Mas tudo isso é diferente quando se pode comprar com tempo, em um dia de folga. E se as lojas abrissem, pelo menos, um domingo por mês? Foi essa a proposta levantada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista (Sindilojas), e que entrou em vigor em 12 de julho deste ano, dando início ao projeto Soma.

Antes disso, muitas reuniões analisaram se valia ou não a pena abrir o comércio aos domingos. Uma pesquisa feita pela CDL, em que foram ouvidos 100 comerciantes, apenas 38% aceitaram abrir e tentar mudar o hábito do comércio. Mas foi uma enquete divulgada pelo “Diário”, em que a maior parte dos entrevistados afirmou querer a abertura das lojas ao domingos, que influenciou o início do projeto.

Primeira edição do Projeto Soma agrada lojistas e consumidores

Na pesquisa, feita por meio do site do jornal, em abril, mais de mil consumidores votaram, e 65% disseram ser favoráveis à abertura.

– A enquete nos influenciou tanto que foi uma das ferramentas para justificarmos o projeto – revela o presidente da CDL, Ewerton Falk.

Desde julho, o comércio de Santa Maria abre as portas um domingo por mês. Mesmo com uma adesão ainda pequena por parte dos lojistas, a resposta positiva vem tanto de comerciantes quanto de consumidores.

Leia mais notícias sobre o Projeto Soma

– Abrir aos domingos, principalmente nos momentos de crise, compensa. Como é uma loja popular, o pessoal que passeia aos domingos no Calçadão sempre acaba parando aqui. O movimento é bom – diz o gerente da loja Shopping 10, Rodrigo Figueiredo Goulart.

Quem consome também fica feliz com a iniciativa.

– As lojas abertas são uma boa opção. Às vezes, não temos tempo disponível durante a semana. Para quem trabalha, é complicado sair. Até mesmo para alguma emergência, já que no domingo normalmente quase nada abre – afirma Vera Lucia Martins, 62 anos.

Uma rede para captar mais lojistas

No primeiro domingo do projeto Soma, em julho, pelo menos 33 estabelecimentos abrir"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Legislativo de Santa Maria assinará contrato com empresa que fará concurso público

Próximo

Confira nova pesquisa de preço dos combustíveis em Santa Maria

Economia