Programa Mais Médicos abre inscrições para mais 2,6 mil vagas

"

Começam nesta terça-feira e vão até sexta-feira as inscrições para ingresso de profissionais no Programa Mais Médicos. O Ministério da Saúde estima que serão abertas cerca de 2,6 mil vagas.

Dilma agradece médicos cubanos que vieram trabalhar no Brasil

O número de postos será calculado quando os municípios que já participam do programa confirmarem se ainda precisam dos profissionais. O prazo para a manifestação dos municípios também vai de 12 a 15 deste mês.

O processo seletivo será para reposição de vagas que serão abertas com o fim do ciclo de um ano, no qual cerca de 2,3 mil profissionais atuam, e também para o preenchimento de cerca de 300 vagas que são abertas a cada três meses com a desistência de médicos que passam em residências ou aceitam outros empregos.

Governo dá tesourada no orçamento de programas sociais

Os clínicos que estão fechando o ciclo de um ano este mês poderão continuar no programa por mais três anos, sem sair do município onde já trabalham.

Desde o ano passado, o Ministério da Saúde permite que o candidato, no momento da inscrição, opte pela modalidade que prevê atuação por um ano e ganho de pontuação adicional de 10% em provas de residência, ou pela permanência no município por três anos, com ajuda de custo.

Como nas outras edições da seleção, as vagas são abertas primeiro para médicos com registro nos conselhos regionais de medicina brasileiros. Se sobrarem vagas, brasileiros formados no exterior têm oportunidade de concorrer. Por último, profissionais estrangeiros têm direito aos postos restantes.

No dia 25 de janeiro, o Ministério da Saúde deve publicar edital com as cidades com vagas abertas pela desistência de profissionais. Os inscritos poderão escolher os municípios entre os dias 25 e 27. De forma geral, a taxa de desistência do programa é de 5% dos médicos por ano.

Conforme o Minístério da Saúde, o programa Mais Médicos conta atualmente com 18.240 médicos em 4.058 municípios e 34 distritos sanitários indígenas especiais.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cruz Alta está entre as 100 cidades com melhor infraestrutura do país

Próximo

Definição sobre a gestão da água em Santa Maria está a caminho

Economia