A prefeitura vai romper o contrato com a empresa Quantum, de Santa Catarina, responsável pelo serviço de manutenção da iluminação pública em Santa Maria.
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Segundo o secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços, Tubias Calil, a medida se faz necessária por dois motivos: descontentamento com o serviço prestado pela empresa, pois há grande número de reclamações de santa-marienses quanto à manutenção (troca de lâmpadas e consertos na rede); e o encarecimento da conta de energia elétrica.
Esse rompimento do contrato, ele se dará na segunda-feira ou na quarta-feira porque nós temos esse feriado, mas a empresa já está sabendo disso, diz o secretário Calil. Já está pronto o termo de referência e, só deixar passar esse Carnaval, vamos fazer com que esse trâmite não demore muito.
Para o novo contrato, a ideia é que seja pago um valor fixo mensal pelo serviço de manutenção. Hoje, a empresa recebe por pontos de iluminação atendidos. Para a manutenção dos cerca de 20 mil pontos na cidade, a prefeitura paga à empresa Quantum, por mês, de R$ 170 mil até R$ 210 mil.
Quando a Quantum assumiu o serviço, em 24 de novembro de 2014, a prefeitura pagava entre R$ 280 mil e R$ 300 mil por mês pela conta de iluminação pública. Hoje, a ela chega até R$ 600 mil, disse à reportagem o secretário. É um aumento de 241%. O responsável pela alta foi o aumento de mais de 70% na energia elétrica ao longo do ano passado.
A alta no valor, foi, inclusive, o motivo de a prefeitura ter desistido de instalar 2 mil novo pontos de iluminação pública na cidade, como estava acertado em contrato. A alta tem provocado déficit mensal de R$ 100 mil o valor pago é menor que o arrecadado do contribuinte.
Ainda não há data definida para a publicação do novo edital de licitação. É necessário o aval do prefeito Cesar Schirmer (PMDB) e avaliação do setor de licitações A Quantum continuará prestando o serviço até que a nova empresa seja conhecida.
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