Em tempos de inflação alta é cada vez mais relevante fazer pesquisa de preços para poupar. Por isso, o Diário fez um levantamento de valores da caixa de um litro de leite em 10 estabelecimentos. Na pesquisa feita ontem à tarde, foi consultado o valor da marca mais barata em cada local.
A diferença chegou a R$ 0,40. O produto é estratégico para o setor supermercadista, que faz promoções e usa o leite para atrair os consumidores de diferentes pontos da cidade em busca de promoções. Em função disso, os supercados da pesquisa não garantem que o preço de ontem seja o mesmo cobrado hoje. Nos mercados que vendem por atacado, pode haver desconto para a compra de caixas com 12 unidades fechadas, como é o caso, por exemplo, do Maxxi Atacado, onde o preço nessa modalidade fica a R$ 2,05.
Conforme o coordenador do Índice do Custo de Vida de Santa Maria(ICVSM), Mateus Sangoi Frozza, que também é economista e professor do Centro Universitário Franciscano (Unifra), o hábito de listar na ponta do lápis as prioridades no momento de ir às compras pode, sim, gerar uma economia:
Quando se começa a fazer listas para um determinado produto a ser comprado, é porque se tem uma significativa mudança de hábito das pessoas. Qualquer e ganho é algo válido.

Frozza ainda enfatiza que o preço do leite, a exemplo de outros produtos, sofre uma maior variação de seu preço em decorrência de um fator sazonal:
Em períodos de frio e de inverno, se tem uma ligeira elevação (no preço). Mudança de hábitos Quando a ideia é economizar, as pessoas são mais propensas a fazer certos sacrifícios como, por exemplo, trocar o feij ão pela lentilha.
Porém, a mesma fórmula não se aplica quando o assunto é leite, sentencia Frozza:
Há uma resistência natural. Dificilmente, as pessoas deixarão de consumir leite para tomar suco ou chá.
"