Tiago Aires, um dos nomes mais conhecidos da esquerda de Santa Maria, está saindo do PSol. Ele, que presidia a sigla na cidade, comunicou, nesta sexta-feira, que não compõe mais o partido na cidade.
Ao "Diário", ele disse que segue uma tendência de outros nomes do partido _ a exemplo do senador Randolfe Rodrigues, do deputado federal Alessandro Molon, do Rio de Janeiro, e da vereadora de Maceió Heloisa Helena _ que ingressaram na Rede Sustentabilidade, sigla de Marina Silva.
Questionado quanto às motivações de sua saída do PSol, Tiago Aires se limitou a dizer que tende a seguir o mesmo caminho dos dissidentes da sigla e que, agora, estão na Rede:
_ Não vamos mudar nosso caminho, mas, sim, a forma de caminhar. É com tristeza que saio do PSol, mas tenho certeza que o caminho até a Rede é uma forma de se fazer uma política ainda mais combativa. Mas sempre disse e continuarei dizendo que o PSol é uma ferramenta fundamental à sociedade.
Militantes do PSol, próximos a Tiago Aires, revelaram a real motivação da saída dele do PSol:
_ A verdade é que o PSol viabilizou inserções na televisão em outras cidades, como Porto Alegre, Pelotas e Viamão. No entanto, Santa Maria, que é a quinta maior cidade do Estado, ficou de fora. E isso não é a primeira vez que acontece. Então, Santa Maria não é prioritária para o partido. É o que parece _ indagou um filiado, que deve seguir com Aires para a Rede.
Tiago Aires concorreu, em 2012, à prefeitura de Santa Maria e ficou em penúltimo lugar. Antes, em 2010, foi candidato a deputado federal, não se elegendo.
Quem comunicou nesta semana que irá para a Rede Sustentabilidade é o vereador Jorge Trindade, ex-militante do PT. Aires afirma que, no momento, não há qualquer tratativa com Jorjão.
"