Previdência

Pedido de revisão e recurso de benefícios do INSS só será feito por Internet ou telefone

Folhapress

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Desde ontem, as pessoas que precisam de três serviços prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) só têm dois caminhos para requisitá-los: a internet ou o telefone. Conforme a assessoria de imprensa do INSS, os pedidos de revisão do valor do benefício, recurso (quando não concorda com a decisão do INSS em relação ao pedido) e cópia de processos devem ser solicitados site do INSS, pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS

VÍDEO: UFSM lança sistema para gerenciar energia elétrica do campus sede

A mudança acaba com os agendamentos para o atendimento presencial posterior em uma das agências da Previdência para os serviços mencionados, como ainda ocorre para a maioria das solicitações feitas pelos segurados. Contudo, caso haja necessidade de entregar mais documentos ou ser feita uma segunda análise sobre o serviço pedido, o beneficiado ainda vai precisar comparecer em uma agência.

- Isso representa 40% de todas as interações que o INSS tem que estão ligadas a requerimentos. É uma economia de recursos sem precedentes - afirma Castro Júnior.

A previsão é que, até o final de junho deste ano, outros serviços, como os pedidos de benefícios, também sejam realizados por telefone ou pela internet, segundo o que informou ontem o diretor de atendimento do INSS, Clóvis de Castro Júnior. 

Com as alterações no atendimento, há a expectativa de que o INSS consiga liberar mais funcionários para realizar análises e, assim, cumprir o prazo de 45 dias para conclusão dos processos dos segurados, segundo o diretor de atendimento.

O tempo médio de resposta aos trabalhadores que pedem aposentadorias ao órgão é de cinco meses atualmente, conforme levantamento realizado pela reportagem com dados fornecidos pelo Instituto.

Tabela do IR deve ser corrigida pela inflação em 2020

Revisões, Processos e Recursos
Atualmente, o INSS recebe 72 mil pedidos de revisões, recursos ou cópias de processos por mês. Com esses novos serviços, o INSS chega a 22 tipos de atendimentos que podem ser solicitados pela central telefônica 135, pelo site ou com o aplicativo Meu INSS para smartphones e tablets.

Entre os serviços que já podiam ser solicitados sem ir ao posto estão as aposentadorias por idade e por tempo de contribuição e o salário-maternidade, que são concessões automáticas. Entretanto, o fim dos agendamentos para os requerimentos não significa que o segurado deixará de ir ao posto nas outras etapas do processo. Outros serviços, como benefícios rurais, por exemplo, também precisam de atendimento presencial devido a entrevista que comprova o trabalho do beneficiado

Segundo o INSS, é provável que, em até 30% dos casos, o cidadão tenha de comparecer à agência da Previdência para cumprir exigências, como a entrega de documentos.

- Nesses caso, por enquanto, a gente vai entrar em contato com o segurado - explica Castro Júnior.

A conclusão do pedido também pode requerer a presença do interessado no posto. É assim que funcionará, por enquanto, a entrega dos processos administrativos solicitados pelos segurados.

A Previdência possui cerca de 1.700 agências em 1.400 municípios, o que, segundo o diretor, torna a expansão do atendimento a distância uma necessidade para além da falta de funcionários do órgão. A expectativa do Instituto é poupar trabalho e gastos aos cidadãos que precisam se descolar em busca de uma agência do órgão. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Novo restaurante japonês abre nesta quarta em Santa Maria Anterior

Novo restaurante japonês abre nesta quarta em Santa Maria

VÍDEO: UFSM lança sistema para gerenciar energia elétrica do campus sede Próximo

VÍDEO: UFSM lança sistema para gerenciar energia elétrica do campus sede

Economia