Tudo se encaminha para que o governo Sartori conceda à iniciativa privada o trecho da RSC-287, entre Santa Maria e Paraíso do Sul, que passará a ter pedágio. O projeto que prevê a concessão dessa e de outras cinco rodovias está prestes a ser enviado para a Assembleia.
Leia outras notíias de trânsito
Porém, mesmo que o projeto que muda o sistema de concessões seja aprovado, ainda não há previsão de quando, de fato, os pedágios serão instalados, muito menos o local e os valores. A ideia é que a EGR só assuma os trechos se nenhuma empresa privada se interessar nas licitações.
Segundo o que o secretário de Transportes, Pedro Westphalen, vem dizendo, a intenção é, se possível, que os trechos pedagiados sejam duplicados. Mas tudo dependerá de estudos da quantidade de veículos que passam pelas rodovias.
Se o número for pequeno, a tarifa teria de ficar muito alta para que a estrada fosse duplicada. Nesses casos, o Estado teria de optar por cobrar um pedágio mais barato e prever apenas ampliações com a construção de mais terceiras faixas, para facilitar ultrapassagens. É o que pode ocorrer na RSC-287.