frota

Pagamento antecipado do IPVA em janeiro pode gerar desconto de até 28%

BATCH


Foto: Pedro Piegas

Os proprietários de veículos que optarem por pagar o IPVA 2022 de forma antecipada até o dia 31 de janeiro, antes da modalidade de vencimento pela placa (que ocorre em abril), ganharão um desconto de 10%. Há também a possibilidade de uma maior economia em casos de enquadramento como Bom Motorista e Bom Cidadão. Ao ter esse direito, os abatimentos podem chegar até a 28%.

O pagamento antecipado do imposto até o dia 30 de dezembro passado foi opção para proprietários de cerca de 1,3 milhão de veículos, no Rio Grande do Sul. De acordo com o a Receita Estadual, o número representou uma arrecadação bruta de R$ 1,507 bilhão, com metade do valor sendo repassada aos Estado e a outra parte aos municípios de emplacamento. No estado, são cerca de 3,7 milhões de veículos tributáveis que devem recolher o IPVA 2022.

Se o proprietário optar pelo parcelamento em seis vezes, também terá o respectivo desconto nas parcelas de janeiro (10%), fevereiro (6%) e março (3%), mas deverá ser feita a opção pelo parcelamento e pagamento da primeira parcela até 31 de janeiro.

Confira o calendário de pagamento do abono salarial de 2022

Para fazer o parcelamento é obrigatório o pagamento em seis vezes dentro dos prazos estipulados. Assim, por exemplo, não há como optar pelo parcelamento em fevereiro. É imprescindível o pagamento da primeira parcela ainda durante o mês de janeiro.

QUEM PAGA IPVA

Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 2003, exceto os isentos em lei.

COMO PAGAR

Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito.

ONDE PAGAR

Presencialmente ou pelo internet banking dos bancos credenciados: Banrisul, Sicredi, Bradesco e Banco do Brasil (somente para clientes).

Opção de Pix disponível, podendo efetuar o pagamento em mais de 760 instituições relacionadas.

Com informações do Palácio Piratini


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Economia