A notícia de que o Dnit conseguiu remanejar mais R$ 10 milhões para a obra de duplicação das BRs da travessia urbana de Santa Maria são um alento e permitem continuar o cronograma de trabalhos, que já prevê a liberação de alguns trechos duplicados ainda este ano. Quanto a esse remanejo, já está tudo bem encaminhado, só faltando a publicação dos editais para oficializar o repasse das verbas que não foram usadas na ponte do Guaíba para a obra de Santa Maria.
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Segundo o Dnit, a principal prioridade agora da obra é concluir o viaduto do Castelinho, que já deveria estar pronto, mas sofreu alguns contratempos. Atualmente, o consórcio está acabando de construir as muretas de concreto e faltará só a sinalização e a iluminação, que já estão sendo providenciadas. Por isso, a previsão do Dnit é liberar o trânsito no viaduto do Castelinho nas próximas semanas. Depois, a segunda prioridade nesse trecho será concluir o segundo viaduto no início da Faixa Nova de Camobi até dezembro.
Com isso, a intenção do Dnit é liberar ainda este ano o trânsito nas quatro pistas duplicadas, do Castelinho até a frente da Planalto, pois o novo viaduto da Duque só ficará pronto em 2018. Talvez só falte fazer nesse trecho a recuperação das pistas antigas, que receberão asfalto novinho. Se tudo correr como o previsto, esse será o primeiro grande trecho da duplicação já entregue aos motoristas.
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Já no lote 2, da Uglione até logo depois da Ulbra, já estão prontas as segundas pontes dos arroios Taquara e Ferreira e asfaltado o trecho que vai do Arroio Taquara (no início da duplicação) até a curva perto do Distrito Industrial. Já o viaduto de acesso ao novo shopping precisa só de duas camadas extras de asfalto e de sinalização termoplástica (mais resistente) para ser 100% concluído.
O consórcio deve concluir ainda este ano a ponte sobre o Arroio Cadena para liberar o trânsito nas quatro pistas até o trevo de acesso à Faixa de Rosário, onde começaram as escavações para as obras de fundação do novo viaduto. Além disso, seguem as obras de construção do viaduto de acesso à Cohab Tancredo Neves e ao Distrito Industrial, que devem ficar prontos em 2018.
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Atualmente, mais da metade das obras da travessia urbana foram concluídas, com investimento de mais de R$ 150 milhões – o total da obra é de R$ 309 milhões. A luta segue em Brasília para obter mais verbas, já que o Dnit pediu R$ 110 milhões para 2018, mas o Ministério dos Transportes previu só R$ 25 milhões no Orçamento. A obra deveria ser 100% concluída e entregue agora em dezembro, mas o prazo de 3 anos não será cumprido. Na melhor das hipóteses, se vier verba suficiente, ela ficará pronta em 2019. Mas é mais provável que fique para 2020, levando o dobro do tempo previsto.