Infraestrutura no Km 3

Obra do PAC em Santa Maria será retomada

"

Moradores do bairro Km 3, em Santa Maria, terão de aguardar mais um pouco para assistir à retomada das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) naquela região. De acordo com a prefeitura, dentro de dois meses, no máximo, o maquinário da Cotrel, empresa responsável pelos serviços, deve voltar a fazer do local um canteiro de obras. No início do mês, descontente com a demora no retorno dos trabalhos, um grupo de pessoas chegou a ocupar por dois dias o prédio abandonado na Avenida Rio Branco. 

No último dia 20, a Caixa Econômica Federal autorizou a prefeitura a fazer a retomada das obras, paradas há cerca de dois anos. Dois dias depois, Cotrel, prefeitura e Corsan fizeram um diagnóstico visual do que foi executado, conforme a superintendente de Obras/PAC, Lidia Gomes Rodrigues.

_ O objetivo foi verificar a situação e fazer um diagnóstico do que foi executado. Até o momento, temos 71% dos serviços de drenagem, 42% de pavimentação, 16% da rede de água e 13% da rede de esgoto feitos _ contabiliza Lidia.

Recentemente, a Cotrel solicitou ao Executivo municipal de 45 a 60 dias para limpar as tubulações, situadas no entorno da obra, e verificar se houve algum comprometimento. Ao fim deste diagnóstico, será possível mensurar se houve alguma perda de material da obra. Após o reinício, o pagamento dos valores – com recurso do Ministério das Cidades – será feito à empresa somente após a medição do que foi executado.

O projeto

No Km 3, a obra do PAC prevê a pavimentação de 12 ruas (com revestimento primário), meio-fio, drenagem pluvial, redes elétrica, de água e de esgoto. Ao todo, cerca de 360 famílias residentes às margens do Rio Vacacaí-Mirim devem ser beneficiadas. 

O custo total inicial da obra era de R$ 5,4 milhões. Porém, após a alteração do projeto inicial, que teve a exclusão de uma rua, o custo caiu para R$ 4,6 milhões. Carlos Romero, integrante do Movimento Nacional de Luta por Moradia e que acompanha o caso, afirma que o bairro carece de infraestrutura e de condições à mobilidade urbana:

_ Esperamos que, de fato, as obras sejam retomadas. Vamos aguardar e esperar que se cumpra o que foi prometido. Quando chove é um problema: em certas áreas ficamos embaixo d’água. A mobilidade é quase inexistente e sofremos com isso. A periferia não pode ser esquecida.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Duas zonas rurais de Santa Maria vão se tornar áreas urbanas

Próximo

MP investiga suposta fraude na Câmara de Vereadores de Cacequi

Economia