Perda na política

O adeus ao ex-vice-prefeito de Santa Maria Erony Paniz

Jaiana Garcia

"

Será enterrado às 10h desta sexta-feira , no Cemitério Santa Rita de Cássia, o corpo de um dos principais líderes do Partido Progressista (PP), atual vice-presidente da sigla, ex-vice-prefeito e ex-vereador de Santa Maria, e agropecuarista Erony Paniz, 78 anos.

O velório de Paniz ocorreu durante toda a tarde e noite de quinta-feira na Câmara Municipal de Vereadores. Diversas lideranças políticas locais e regionais acompanharam a cerimônia. As bandeiras do Sindicato Rural do município, do qual Paniz era membro atuante, e do PP cobriram o caixão.

Paniz estava internado no Hospital de Caridade de Santa Maria há 20 dias, depois de apresentar fortes dores nas costas. No hospital, foi diagnosticada uma infecção provocada por uma bactéria, que afetou as funções respiratórias e os rins. Desde segunda-feira, ele estava no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Na noite de quarta, Paniz teve a primeira parada cardíaca e morreu por volta das 7h30min de quinta, após nova parada.

O ex-vice-prefeito foi casado com Oly Rodrigues, falecida há 10 anos, com quem teve quatro filhos, Marta, Eliane, Claudia e Erony Júnior, atual secretário de Esportes da cidade. Vivia há muitos anos com Janete do Carmo, com quem teve uma filha, Mariana, jornalista do Grupo RBS de Santa Catarina.

— Tenho muito orgulho de chegar nos lugares e ser reconhecido como filho do Paniz. Ele nos deixa um exemplo de honestidade e lealdade — diz Paniz Júnior.

Homem de posições firmes



No meio político, Paniz era conhecido pelas posições firmes, mas respeitosas. O líder do PP na Câmara, vereador Paulo Airton Denardin, lembra do período em que Paniz foi vereador nos anos 70 sem remuneração.

— Amava a política. Nunca precisou de salário para sobreviver, fazia para servir à sociedade — salienta Denardin.

Paniz foi um dos fundadores do PP em Santa Maria e era membro do Diretório Estadual do partido.Depois de cumprir quatro mandatos como vereador, Paniz foi vice-prefeito da primeira gestão de José Haidar Farret, atual vice-prefeito. Farret, que está como prefeito interino, decretou três dias de luto oficial no município.

— O meio rural fica órfão do seu maior líder. Ele não se vendia e não se curvava às pressões, sempre defendeu a classe — lamenta o presidente do Sindicato Rural, Renato Freitas.

A senadora Ana Amélia Lemos lamentou a perda do amigo e companheiro de partido, que era amigo pessoal de seu marido Octávio Cardoso, já falecido:

— Era uma figura muito querida que fez história na política do Rio Grande do Sul.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Últimos dias para comprar no Liquida Santa Maria

Próximo

Último dia para comprar passagens por R$ 2,60 em Santa Maria

Economia