Transporte

Novos táxis, nova tarifa em Santa Maria

Juliana Gelatti

"

Duas novidades para o serviço de táxi em Santa Maria. A primeira é que já são conhecidos os titulares dos prefixos de táxi que chegam às ruas nos próximos meses. A segunda é que eles começam o trabalho recebendo mais, já que a tarifa será reajustada em 18%. 

O decreto alterando o valor da bandeirada, de R$ 3,80 para R$ 4,50, será assinado na manhã desta sexta-feira pelo prefeito Cezar Schirmer.

O reajuste é igual à metade do que os taxistas pediram em reunião do Conselho Municipal de Transportes, no começo do mês. Os valores começam a ser cobrados provavelmente na terça-feira, 48 horas após a publicação do decreto no Diário Oficial. Com o sorteio dos novos taxistas selecionados por licitação, quase todos os tradicionais pontos de táxi da cidade foram reforçados.

Além disso, foram criados 25 novos pontos, totalizando 62 locais de permanência dos carros. A cidade também ganhará sete carros adaptados para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção (veja no mapa abaixo).

Para começar a trabalhar, os profissionais devem providenciar as permissões necessárias. Conforme a secretaria de Mobilidade Urbana, o trâmite é rápido, e a expectativa é que em setembro eles já estejam rodando. 

Os novos pontos ficam em regiões até então pouco atendidas pelo serviço, como Camobi e a região oeste de Santa Maria. Além disso, hospitais ganharam pontos fixos e alguns, como o PA do Patronato e o Husm, terão táxis adaptados.

Sindicato

O Sindicato dos Taxistas deve questionar novamente a secretaria de Mobilidade Urbana sobre o critério usado para a escolha dos novos pontos e também para o reforço dos já existentes. Segundo Marco Fogliarini, presidente da entidade, deveria ter sido feito um estudo sobre a demanda de cada local.

– Se foi feito o estudo, não se sabe. Já pedimos isso à prefeitura e não tivemos retorno. A região norte, por exemplo, não teve reforço, enquanto que o Centro está cheio – afirma.

Sobre o reajuste de 18%, a entidade vai esperar o decreto ser publicado para decidir sobre providências. 

 

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Policiais Civis de Santiago fazem manifestação no centro da cidade

Próximo

PSB anuncia pré-candidatura de Fabiano Pereira à prefeitura de Santa Maria

Economia