Varejo

Na crise, ofertas e entram em cena para manter as vendas

Juliana Gelatti

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Em tempos de valorizar o próprio dinheiro, promoções e descontos ganham importância na vida do consumidor. Por isso, supermercados se empenham em atrair clientes a partir do preço. As estratégias são diferentes, mas o que os diferentes mercados consultados pela reportagem têm em comum é o apelo cada vez maior à internet. Divulgar descontos, veicular folhetos e vídeos com as ofertas do dia e criar um relacionamento com os consumidores são os objetivos de sites e páginas nas redes sociais.

A divulgação das ofertas é mais intensa em redes locais e regionais. A Walmart, por exemplo, adota diferentes ações em cada marca da empresa, mas não disponibiliza preços do BIG e do Nacional na internet. O Maxxi Atacado é o único que publica uma versão virtual do folheto de ofertas semanais.

Conforme Gerardo Martinez, do marketing do Beltrame Supermercados, o comportamento dos clientes costuma ser de fidelidade ao mercado de preferência. Para manter essa fidelidade e conquistar mais clientes, a empresa adota táticas, como fazer ofertas em produtos de hortifruti quase todos os dias, e apostar frequentemente em itens como carne, frango e leite. Mas tudo a partir de uma análise constante do mercado.

Embora tenha lojas em oito cidades da metade sul do Estado, no Peruzzo, as ofertas são decididas com base nas necessidades dos clientes de cada região. Com um olho no consumidor e outro na concorrência, a empresa define o que entra em promoção em cada dia da semana. A conclusão é que itens de uso básico e nos quais a marca não tem tanta influência, como arroz, feijão, óleo e leite, têm prioridade nos descontos e algumas vezes são vendidos abaixo do preço de custo:

– Às vezes, o lucro é zero ou abaixo do custo para atrair o cliente para a loja. Além disso, cada anúncio de promoção traz também itens como carne e hortifruti, que são os fortes do mercado – diz a coordenadora de marketing do Peruzzo, Ana Weliska Almeida.

No Peruzzo, as ofertas chegam ao consumidor pelos meios de comunicação, inclusive o site da empresa. Em outros mercados, como Carrefour e Atacadão, é possível cadastrar o e-mail para receber as ofertas semanais. No Beltrame Supermercados, a divulgação também é feita pelo Facebook. Para o consumidor, o recado é que, quanto mais conectado, mais economia. Ou seja, o cliente deve fazer o mesmo que as empresas fazem: monitorar constantemente o mercado.

COMO ENCONTRAR AS OFERTAS EM SANTA MARIA


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