Sob novo comando

Luiz Carlos Fort é o presidente do Legislativo santa-mariense em 2016

Marcelo Martins

"

Na manhã desta quinta-feira, a Câmara de Vereadores de Santa Maria elegeu o novo presidente do Legislativo para o ano de 2016. Luiz Carlos Fort (PT) comandará a Casa a partir de 1º de janeiro. O petista, que está em seu terceiro mandato consecutivo, foi o único nome apresentado pelos parlamentares. Fort foi eleito com o apoio de 18 colegas e teve um voto contrário, que foi o do parlamentar Tavores Fernandes (DEM).

"Rio Grande do Sul terá de ser ágil e ousado nas concessões", diz Giovani Feltes

A eleição de Fort assegura a continuidade do acordo que está em vigência desde a eleição do final de 2013. O bloco que comanda a Casa segue tendo o PT, PP, PSDB, DEM (com o vereador Manoel Badke), PPL e Rede Sustentabilidade. O PMDB, embora não tenha espaço nos cargos da Mesa Diretora, também apoiou Fort. Ao todo, são 18 cargos: 16 CCs (cargos em comissão) e 2 FGs (funções gratificadas).

Em seu discurso, Fort falou que buscará pautar sua passagem pela presidência buscando o entendimento e dando prioridade aos projetos que sejam prioritários à sociedade santa-mariense:

– Aqui, não se olhará o partido. Se o projeto for bom, então, terá o meu empenho.

Especialistas projetam o cenário político, social e econômico para 2016

Fort ainda adiantou que não concorrerá mais ao pleito do ano que vem. Ele afirma que se dedicará à conclusão do curso de Direito e à militância partidária:

– Não vou mais concorrer. Até porque não vivo da política e sei trabalhar.

Com a eleição de Fort, ficaram definidas as funções também dos seguintes vereadores: João Chaves (PSDB) é o 1º vice-presidente; Cezar gehm (PMDB), o 2º vice-presidente; Marta Zanella (PMDB),  1ª secretária; Admar Pozzobom (PSDB), o 2º secretário; Paulo Airton Denardin (PP) é o 1º suplente e, por fim, Manoel Badke (DEM), o 2º suplente.

PMDB no divã

Pelo segundo ano consecutivo, o vereador João Kaus (PMDB) tentou viabilizar uma costura em torno do seu nome para que houvesse uma chapa. Porém, Kaus não contou com o apoio dos parlamentares nem do próprio partido. Os peemedebistas Cezar Gehm e Marta Zanella não compareceram à sessão de votação, mas apresentaram justificativa para a ausência. O vereador Isaías Romero, também do PMDB e que assumiu com a cassação de João Carlos Maciel, deu seu voto a Fort. No momento da votação, Kaus disse que seguiria com os demais e que votaria pela eleição de Fort.

Em um segundo momento, Kaus pediu para usar a tribuna e fez críticas ao PMDB:

– Perdemos a Mesa Diretora duas vezes, agora e no passado, por nossos próprios companheiros.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Veja onde encontrar gasolina com preço antigo em Santa Maria

Próximo

Saiba quem são os ganhadores dos prêmios da campanha Natal Encantado da CDL

Economia