Eleições 2016

Janela da troca partidária gera especulação no Legislativo de Santa Maria

"

A exemplo das chamadas janelas de transferências, conhecidas no futebol, em que os clubes vão atrás de reforços para os seus times, o mesmo ocorre, agora, no campo da política. Está valendo, até o próximo dia 18 de março, a emenda constitucional que abre espaço para que os candidatos às eleições deste ano, que exercem mandatos (como vereadores e deputados), mudem de legenda. A vantagem desta janela, com validade de 30 dias, é que não há punição por parte da Justiça àqueles que, porventura, troquem de sigla.

Em Santa Maria, há só um rumor, ainda que tímido, em torno de uma possível troca de partido do vereador Tavores Fernandes (DEM), que está em seu primeiro mandato.
Tavores teria sido procurado por, pelo menos, uma sigla. Contudo, por meio de sua assessoria, ele diz que "as especulações são naturais". Entretanto, ele não confirma nem nega uma eventual troca de partido.

Uma das situações que contribuiriam para uma possível saída da sigla seriam os frequentes embates entre ele e o colega de bancada, Manoel Badke. O "Diário" tentou falar com Badke e com o presidente da sigla, Nelson Cauzzo, mas ambos não atenderam às ligações da reportagem.

Quem tinha planos de trocar o PMDB pelo PT era João Carlos Maciel, que teve o mandato cassado. A última troca de partido no Legislativo ocorreu, ainda em setembro do ano passado, quando Jorge Trindade deixou o PT para ingressar na Rede Sustentabilidade. Ele não sofreu nenhuma sanção porque, à época, ele fez frente à criação da sigla na cidade.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Júlio de Castilhos terá feira de outlet para liquidar produtos de verão

Próximo

Banrisul divulga lista de aprovados em concurso de 2015

Economia