Durante os 100 meses em que vem sendo apurado e divulgado o Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM), pelo curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário Franciscano, a inflação acumulada em Santa Maria foi de 64,33%. O índice é formado por produtos e serviços consumidos pelas famílias da cidade, conforme levantamento feito em 2006. O boletim divulgado nesta quarta-feira, referente à variação de preços do mês de agosto, foi o de número 100 e trouxe uma análise dos oito anos de estudos.
:: Em julho, Custo de Vida subiu 0,37%
:: Em seis meses, inflação foi igual à prevista para o ano inteiro
:: Leia outras notícias sobre inflaçãoNo boletim com os dados referentes ao mês de agosto de 2014, a variação de preços foi de 0,19% em Santa Maria. Considerando os primeiros oito meses do ano, a inflação acumulada é de 5,09%, maior do que era esperado para o ano inteiro, conforme as metas do Banco Central, que é de 4,5% ao ano. Em 12 meses, o índice já variou 6,92%.O grupo de produtos que teve a maior variação foi o de artigos de residência, com destaque para o ventilador, que aumentou 16,8%. Já a alimentação, que tem o maior impacto na renda das famílias, variou negativamente, ou seja, os preços caíram, em média, 0,12%. Feijão foi o item que mais baixou de preços (-21,5%).
Já considerando todo o período em que está sendo feito o estudo do Custo de Vida, desde abril de 2006, a alimentação foi o grupo de produtos e serviços que mais pesou na renda das famílias. A variação acumulada do grupo foi de 110%, ou seja, os gastos com comida mais que dobraram em Santa Maria nesse período.
Comemoração
O 100º boletim do ICVSM foi divulgado na manhã desta quarta-feira em um evento realizado no Centro Universitário Franciscano. A reitora da instituição, Ir. Iraní Rupolo salientou a importância dos parceiros que permitiram o crescimento da iniciativa:
Hoje o Custo de Vida deixou de ser um projeto, pois está solidificado. Com a ajuda dos empresários, a prefeitura, a imprensa, vem contribuindo cada vez mais com a sociedade santa-mariense afirmou.
Dois professores que trabalharam no início do projeto e hoje ou estão aposentados, ou se desligaram do projeto, foram homenageados: professor José Maria Pereira, do curso de Economia, e o estatístico e professor do curso de Matemática, Valduíno Stefanello. Eles receberam placas do atual coordenador do ICVSM, Mateus Frozza.
"